terça-feira, 25 de novembro de 2014

"Caño Cristales", o rio de cinco cores


Um tapete de algas que cresce debaixo d'água colore o rio com as cores do arco-íris; Vai ser difícil encontrar um rio tão bonito quanto este. Conhecido como o rio de cinco cores, "Caño Cristales" fica no departamento (Estado) de Meta, na Colômbia.

Um tapete de algas que cresce debaixo d'água colore o rio com as cores do arco-íris, mudando de acordo com a época do ano. Destaque para a cor cinza e suas tonalidades. Em seguida, o vermelho, passando para azul, roxo e amarelo. (Fotos: Mario Carvajal, divulgação)









segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Conserva de alho

Muita gente não gosta do sabor forte do alho. E até dá para entender isso, pois de fato não é muito agradável ficar com hálito com cheiro de alho. A conserva de alho, porém, não tem esse problema. Graças ao processo de fermentação, ela tem um sabor muito suave.

Por isso esta conserva é uma das melhores opções para quem quer se beneficiar das propriedades medicinais do alho - que são muitas - sem ficar com nenhum aroma ruim na boca.

E, por falar das propriedades medicinais do alho, que tal relembrá-las? Para começar, o alho é um potente antibiótico natural. Ele é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais antioxidantes, como zinco e selênio e, por isso, é um excelente remédio para gripes e resfriados. O alho ainda regula a pressão arterial e reduz o nível de colesterol no sangue, prevenindo aterosclerose e doenças cardiovasculares.

E tem mais: o alho estimula a secreção de insulina pelo pâncreas, reduzindo a glicose no sangue; é um forte antioxidante, o que o torna um alimento anticâncer; reduz o risco de infarto e doenças do coração; combate bactérias e vírus; elimina vermes e parasitas; fortalece a imunidade.

A conserva de alho é uma receita muito simples. Aprenda agora a fazê-la:

Ingredientes

Meio quilo de alho descascado
Meio copo (americano) de vinho branco seco
Meio copo (americano) de água
Meio litro de vinagre branco
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de orégano
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
6 grãos de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo

Comece levando ao fogo o vinho, o vinagre, a água, o azeite, o orégano, o sal, as folhas de louro e os grãos de pimenta-do-reino.

Deixe cozinhar até levantar fervura.

Acrescente o alho descascado. (Para descascar o alho com mais facilidade, deixe-o de molho em água fria por uma hora.)

Cozinhe por mais três minutos.

Desligue o fogo e deixe esfriar.

Coloque em vidros de conserva bem esterilizados.

Quando esfriar, agite os vidros e guarde-os na geladeira.

Depois de cinco dias, a conserva estará pronta para consumo.

Sugestão de consumo: em saladas, sanduíches, como um aperitivo ou como sua imaginação mandar.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cidades do Brasil


Histórico de São José do Seridó

São José do Seridó é um município do Estado do Rio Grande do Norte, localizado na região do Seridó. De acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano de 2009, sua população é de 4.066 habitantes. A área territorial é de 194km² e foi instalado em 1962.

O povoamento teve início em torno de um poço d′água localizado à margem direita do Rio São José, chamado "poço da Bonita". Os pioneiros a chegarem a este local foram Justino Dantas, Antônio Alves da Costa, Miguel Berto do Melado, Pretinho do Trapiá, Francisco Pedro Dantas e suas respectivas famílias.

Com o desenvolvimento da pecuária e da cotonicultura, o povoado foi instalado em 4 de novembro de 1917, então batizado de "São José da Bonita". Em 1938, o então povoado foi elevado a condição de distrito pertencente ao município de Jardim do Seridó.

E 24 anos depois, por força da Lei n° 2.793, de 11 de maio de 1962, desmembrou-se de Jardim do Seridó e tornou-se município com o nome de "São José do Seridó". A instalação do novo município aconteceu no dia 7 de abril de 1963.

O município apresenta clima semiárido, com chuvas atrasando para o outono entre os meses de fevereiro e abril, com precipitação média anual de 896 milímetros. As temperaturas médias anuais variam de 18°C a 32°C, apresentando 2.400 horas de insolação por ano e umidade relativa média anual de 62%.

Igreja de São José. (Foto: Walter Leite)

Avenida Central. (Foto: Wikipédia)

Vista parcial da cidade. (Foto: Panorâmio)

Vista parcial do açude e da cidade. (Foto: Walter Leite)

Praça São José, centro. (Foto: Walter Leite)

Praça. (Foto: Wilson Alcaras)

Mercado Público. (Foto: Wilson Alcaras)

Rua de São José do Seridó. (Foto: Dedé de Zé Luca)

Praça atrás do mercado. (Foto: Divulgação)

Comitiva de São José do Seridó participou  da Cavalgada de Nossa Senhora Daguia do Acari-RN. (Foto: Vaquejada & Companhia)


Vista da zona rural. (Foto: Portal de São José)

Foto tirada desde a casa de Jaedson/Sueide. (Foto: Divulgação)

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O aniversário do Chiquinho

O aniversário do amigo Francisco Almeida, o popular Chiquinho, alto funcionário da Universidade Nacional de Brasília (UNB) foi no domingo (2), mas a comemoração aconteceu no sábado (1) em animada reunião festiva no Bar Central, o popular Bar do Ceará. Churrasco quente e muita cerveja gelada, foram consumidos a vontade, num clima de enorme descontração, conforme mostram as fotos abaixo.