Intenção é catalogar registros dos séculos 18 e 19 sobre a então Capitania de Goiás, que abrigava o Distrito Federal. Documentos que por muito tempo ficaram perdidos nos arquivos de Brasil e Portugal revelam detalhes da cartografia e da formação territorial da região
Renato Alves - Correio Braziliense
Jader de Oliveira, Elias Manoel e Wilson Júnior identificam e tratam os documentos resgatados pelo Arquivo Público do DF
O Distrito Federal começou a ser traçado muito antes do início da sua construção, nos fins dos anos 1950. Sobre lombo de burro, europeus cruzaram o Planalto Central nos séculos 18 e 19 para registrar tudo o que havia nessas terras. Os aventureiros deixaram como herança mapas e relatórios a respeito da região. No entanto, por mais de dois séculos, tal tesouro se perdeu em arquivos do Brasil e de Portugal. Agora, estão sendo recuperados, estudados e catalogados por historiadores radicados em Brasília.
O trabalho faz parte do projeto Documentos de Goiás, iniciado após a criação do Núcleo de Documentação Cartográfica e Icnográfica do Arquivo Público do DF, em março do ano passado. Desde então, dois servidores da instituição ganharam a missão de garimpar mapas com referências sobre o Distrito Federal. Até agora, reuniram mais de 60 documentos, incluindo o primeiro mapa da Capitania de Goiás, de 1750. Feito a pedido da corte portuguesa, ele é assinado por Ângelo dos Santos Cardoso.
Jader de Oliveira, Elias Manoel e Wilson Júnior identificam e tratam os documentos resgatados pelo Arquivo Público do DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário