terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Um sonho ao Sul do mundo

Vale a pena fazer uma visita a um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio Grande do Sul, às ruínas de São Miguel, na cidade natal do amigo Felipão, proprietário do Restaurante e Churrascaria "Fogão de Lenha", em Sobradinho-DF, e frequentador assíduo do Bar Central, o popular Bar do Ceará. 

Quem alguma vez abriu um livro de História do Brasil deve se lembrar dos jesuítas - padres portugueses e espanhóis que, na América descoberta, organizavam comunidades com o objetivo de catequizar os índios. Além de ter sido importante no Rio Grande do Sul, o movimento se estendeu à Argentina e ao Paraguai.

No Brasil, a partir de 1636, esses povoados sofreram fortes ataques dos bandeirantes paulistas que buscavam escravos. Em 1638, acabaram migrando para o outro lado do rio Uruguai. Os padres jesuítas só retornaram a São Miguel Arcanjo em 1687, quando fundaram os Sete Povos das Missões. O conjunto de aldeamentos indígenas do noroeste gaúcho incluía também São Lourenço Mártir, São João Batista e São Nicolau, São Borja, São Luís Gonzaga e Santo Ângelo.

A construção do complexo arquitetônico ainda existente em São Miguel foi realizada após o retorno. O sítio arqueológico é formado por igreja, sacristia, cruz missionária, colégio, oficinas, quinta e cemitério, além de um museu.

A antiga igreja é, sem dúvida, o que mais chama a atenção no local. Seus blocos de arenito percorreram 20 quilômetros para chegar ali, onde passaram 10 anos sendo empilhados para dar o formato de cruz latina que diferencia o edifício das demais igrejas missionárias. O projeto foi assinado pelo italiano Gian Batista Primolli, que se mostrou bastante antenado com as novidades da arquitetura européia da época ao desenhar sua obra barroca.

O sino que badalava na torre principal da igreja descansa hoje no Museu das Missões, instalado em uma casa inspirada nas habitações dos missioneiros. O museu abriga ainda cerca de 100 imagens religiosas confeccionadas pelos índios e que antes decoravam o templo.

Para entender mais sobre São Miguel, um vídeo é exibido aos visitantes de hora em hora, na sacristia. À noite, um espetáculo de som e luz conta a história das missões.

O sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo é o único patrimônio histórico-cultural do Sul do Brasil reconhecido pela Unesco.

Sítio arqueológico de São Miguel - Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h, com alterações durante o horário de verão. Quanto: R$ 5, sendo que estudantes e idosos pagam meia e alunos de escolas públicas entram de graça. Informações: www.saomiguel-rs.com.br/Turismo.

Abaixo uma série de bonitas fotos do local.



Pórtico na chegada a São Miguel das Missões.


A fachada de pedra avermelhada ainda se sustenta, imponente, no meio do gramado verde. Com os olhos fechados, talvez seja possível ouvir na imaginação o burburinho das crianças guaranis, ou a missa rezada com sotaque espanhol. A redução de São Miguel Arcanjo, hoje o município gaúcho de São Miguel das Missões, já assistiu à passagem de mais de três séculos.
















Pousada Temática das Missões, lugar de hospedagem para turistas.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Candangão 2014

Jogos de domingo

No Bezerrão: Brasília 2 X 1 Legião
No Abadião: Ceilandense 1 X 2 Luziânia
No Serra do Lago, em Luziânia: Unai/Paracatu 1 X 0 Gama

Próxima rodada

01-02: No Bezerrão, no Gama - Santa Maria X Legião
01-02: No Serra do Lago, em Luziânia - Formosa X Ceilândia
02-02: No Bezerrão, no Gama - Gama X Sobradinho
02-02: No Serra do Lago, em Luziânia - Luziânia X Capital
02-02: ??? - Unai/Paracatu X Ceilandense
02-02: No Serejão, em Taguatinga - Brasiliense X Brasília

domingo, 26 de janeiro de 2014

Novo Basquete Brasil


UniCeub/BRB perde para o Flamengo em casa e por pouco: 81 x 79

Fonte: Jornal "Correio Braziliense"

O clássico entre UniCeub/BRB e Flamengo sempre deixou os elencos tensos. Na partida deste sábado, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, o duelo não poderia ter um fim mais emocionante. As equipes conseguiram manter o placar equilibrado no primeiro tempo, mas a decisão veio nos dois últimos minutos, quando o rubro-negro conseguiu abrir o placar de 81 X 79.

Mesmo com Giovannoni marcando 25 pontos, o UniCeub/BRB teve dificuldade para segurar o argentino Laprovittola, que converteu 33. O armador foi destaque em todos os fundamentos, com cinco assistências e 12 rebotes. "Eu não pontuava tanto na Argentina, mas estou feliz de ter essa oportunidade aqui", comemorou

Nezinho também não fez feio, marcou 18 pontos, mas nada parecia segurar o armador argentino adversário, que converteu 33. Entre eles, o que decidiu o jogo, após uma roubada de bola de Giovannoni. O time candango também parece ter sofrido com os desfalques.

A falta de Arthur e Alírio já era prevista pelo técnico Sergio Hernandez, que não poderá contar com Alex na partida de terça-feira contra o Franca, também no Ginásio Nilson Nelson. O ala saiu de quadra com suspeita de fratura no nariz.

Lance do jogo de ontem entre Brasília X Flamengo. (Foto: Rafaela Felici)

Candangão 2014


"Leão da Serra" segue 100%

Postado por: Felipe Oliveira – Clube do Esporte DF

O Capital bem que tentou, mas não conseguiu parar o Sobradinho e o “Leão da Serra” segue forte na liderança do Candangão 2014

O Sobradinho conquistou a segunda vitória no “Candangão 2014” e continua com 100% de aproveitamento na competição. A vítima desta vez foi o Capital, que jogava em casa, na tarde deste sábado (25). Porém, o azulino candango não conseguiu parar o adversário, que saiu com os três pontos.

O primeiro tempo começou disputado. As equipes buscavam criar alternativas, mas a marcação se encontrava forte. Algumas jogadas de risco foram sendo esboçadas pela equipe visitante com Kabrine, Willian Saroá e Rodrigo Alves. Aos 13 minutos, a rede balançou pela primeira vez, gol de Patrick depois de jogada armada pela equipe de Sobradinho.

Na segunda etapa, já aos cinco minutos, Willian Saroá estufou as redes do estádio “Serejão” fazendo a torcida do “Leão da Serra” se animar ainda mais.

Contudo, o Sobradinho seguia atacando e os minutos seguintes de partida permaneceram da mesma forma, pois o Capital não conseguia encaixar jogadas para diminuir o placar. Mas de nada adiantou. Os visitantes mantiveram a dianteira e confirmaram o placar em 2 X 0.

Outros dois jogos foram relizados ontem pelo "Candangão 2014". Em Luziânia, o Formosa, que não está mandando seus jogos no "Diogão", sim no "Serra do Lago", levou 4 X 0 do Brasiliense. E no "Bezerrão", no Gama, o Santa Maria derrotou o Ceilândia por 2 X 1.

A rodada será completada neste domingo com os jogos Legião X Brasília, no "Bezerrão", no Gama; Atlético Ceilandense X Luziânia, no "Abadião", em Ceilândia e Unai/Paracatu X Gama, no "Serra do Lago", em Luziânia. 

Na próxima rodada, o Sobradinho encara o Gama fora de casa no domingo (02), enquanto o Capital recebe o Luziânia no mesmo dia.

Sobradinho ganhou mais uma. (Foto: Brito Junior/Divulgação)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Tirinhas escrotas








terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Candangão 2014

O Campeonato Brasiliense de 2014 começou com tudo, só que não. Neste sábado, o duelo entre Brasília e Formosa tinha que ser iniciado às 10h (horário de Brasília) no estádio Serejão, mas o árbitro não pode dar o apito, já que as chuteiras dos jogadores do Formosa sumiram antes da partida.

Os calçados estavam dentro do ônibus do clube, que também não foi encontrado. O presidente da equipe prejudicada, Cacildo Cassiano, mandou comprar 20 pares de chuteiras, mas elas só chegaram cinco minutos depois do árbitro declarar o W.O. e dar a vitória ao Brasília.

A delegação visitante estava hospedada no Kingston Hotel, em Taguatinga (cidade-satélite de Brasília), onde, teoricamente, o ônius da equipe e as chuteiras também deveriam estar. O motorista, porém, sumiu com o veículo e só foi localizado horas mais tarde.

Sem ônibus, aliás, os jogadores do Formosa tiveram que se dividir em carros particulares e táxis para chegar o Serejão. O esforço, porém, acabou sendo em vão. Ainda neste sábado, membros do clube derrotado foram até uma delegacia da região para registrar boletim de ocorrência.

Desaparecido durante todo o dia do ocorrido, o ônibus foi encontrado neste domingo (19) na cidade de Águas Lindas-GO, as primeiras informações são de que o motorista foi abordado por alguns homens e foi levado para zona rural da cidade.

No entanto, as chuteiras dos atletas não estavam no interior do ônibus, mas logo em seguida foram encontradas pela Policia Civil na feira da cidade. Hoje (21), pela manhã, o motorista confessou ter vendido as chuteiras.

Sobradinho começou com vitória

Tarde chuvosa de domingo e o torcedor do Sobradinho saiu sorrindo à toa do estádio Augustinho Lima. Comandados por Dimba, decisivo nos clubes onde atuou, os donos da casa golearam o Unaí/Paracatu por 4 a 2.

O primeiro tempo começou lento. As equipes erraram muitos passes e não conseguiam completar as jogadas, até que aos 22 minutos de partida, os mineiros surpreenderam. Willian Cezar recebeu passe na grande área e chutou cruzado, abrindo o placar para os visitantes.

Oito minutos depois, o árbitro Vanderlei Soares marca pênalti a favor dos mineiros, pois Sabino foi derrubado na grande área. Reinaldo Capela cobrou e converteu, anotando o segundo do Unaí/Paracatu.

O nervosismo foi tomando conta do Augustinho Lima. Com a torcida descontente e a equipe desorganizada, o Sobradinho foi para os vestiários sem esboçar reação em campo na parte final da primeira etapa.

No segundo tempo, o jogo se tornou outro, pois a equipe da casa surpreendeu e buscou a virada.  Com oito minutos no relógio, Tarta é derrubado na grande área e Vanderlei Soares não titubeia ao marcar pênalti. O veterano Dimba é escalado para a cobrança e não faz feio, marcando o primeiro gol do Leão da Serra.

O Sobradinho arrancou o empate aos 21 minutos com Rodrigo Melo, animando a torcida local e mudando a história do jogo. Com 25 minutos, a estrela do dia volta a brilhar. Dimba marca o segundo dele e o terceiro do Leão da Serra no Augustinho Lima.

Aos 41 minutos, Marcelinho fecha a conta e garante a vitória do alvinegro na primeira partida do Candangão.

O próximo encontro da equipe de Sobradinho será contra o Capital no sábado (25), indo ao Serejão. Já o Unaí/Paracatu terá um embate contra o Gama pela segunda rodada do Candangão 2014. O duelo acontece no próximo domingo (26), no estádio Serra do Lago, em Luziânia. (Fonte: Clube do Esporte-DF)

Torcedor que foi ao Augustinho Lima gostou do poder de reação do time. (Foto: Renato Giovanny/Ascom Sobradinho) 

Resultados dos jogos da 1ª Rodada

Em Taguatinga - Brasiliense 2 x 1 Santa maria
Em Sobradinho - Sobradinho 4 X 2 Unai/Paracatu
Em Ceilândia - Ceilândia 1 X 2 Legião
Ceilandense 0 X 1 Capital
Gama 0 X 1 Luziânia

A segunda rodada do "Candangão", marcada para o próximo dia 26, terá estes jogos:

Paracatu X Gama
Capital X Sobradinho
Legião X Brasília
Santa Maria X Ceilândia
Formosa X Brasiliense
Ceilandense X Luziânia

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Às belezas de Monteiro (PB)




Nas ruas largas e arborizadas do centro de Monteiro, é possível admirar muitos dos antigos casarões que um dia pertenceram a quem fundou e ajudou a construir a cidade. A harmonia de cores e formas é cuidadosamente  preservada por remanescentes dessas tradicionais famílias – e o visitante agradece.

Na música, Monteiro é imbatível. Flávio José, Magníficos, Djinha de Monteiro, Forró Gente Boa, Totonho e Zabé da Loca, entre outros, são talentos nascidos na cidade e aclamados no Brasil. A tradição vem de longe, como mostra a centenária Banda Filarmônica Sebastião de Oliveira Brito, que, além de manter uma Escola de Música (responsável pela formação de vários dos atuais titulares da banda), participa ativamente dos eventos do município e desenvolve o projeto Pra Ver a Banda Passar, com apresentações intercaladas na Praça João Pessoa e nos bairros da cidade, todas as quintas-feiras.

A religiosidade do povo monteirense também encanta os turistas. Na devoção a Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, as missas, procissões e novenas realizadas na semana do dia 15 de setembro transformam a festa em mais um evento marcante do calendário turístico municipal. Construída entre as décadas de 1920 e 1930, com belas pinturas, imagens e arquitetura, a Matriz de Nossa Senhora das Dores é um orgulho para o monteirense.

O turismo rural é outra forte tendência. Riquezas naturais já começaram a ser exploradas, como a Pedra do Peru. Diante da beleza rústica do lugar, o visitante se sente abençoado. No cenário de caatinga, céu azul e esculturas naturais, aventura rima com paz. É uma paisagem que encanta e instiga – e, o melhor: que conta com infra-estrutura apropriada e eventualmente realiza excursões com prática de rapel. Outro ponto prestes a ser explorado na zona rural monteirense é a Serra do Jabitacá, onde nasce o Rio Paraíba.

O clima e a tranqüilidade de Monteiro proporcionam aos habitantes e visitantes um ambiente agradável e pitoresco de cidade do interior. (Fonte: www.monteiropb.wordpress.com/turismo/) Monteiro, na Paraíba é a terra do nosso amigo Chicão da Vasp, assíduo frequentador do Bar do Ceará.


Linda casa na zona rural da cidade de Monteiro, no sítio "Pau Ferro", que mostra a fachada antiga das fazendas da época e que contém vestígios de passagens dos cangaceiros, como olheiros de mira e buracos na parede para se colocar o cano das espingardas. 

A casa não tem moradores, e se encontra em situação de abandono.
Quando passava pela estrada daquele, fiquei local, fiquei encantado em ver aquela casa antiga e que  chama atenção, um belo e esquecido patrimônio. (Foto: José Lucas Martins)

 Portal na entrada Norte, pela BR410 (Foto: Sharing)

Prefeitura Municipal de Monteiro. (Foto: www.congoverdade.blogspot.com)

Bonita vista de Monteiro à noite. (Foto: www.expressopb.com)

Pousada dos Poemas. (Foto: Sharing)


 Avenida principal da cidade. (Fotos: Espaço Turismo)

 Centro de Monteiro. (Foto: Panorâmio)

Praça Poeta Pinto do Monteiro. (Fotos: Sharing)

Matas e serras próximas a Monteiro. (Foto: Sharing)

Rua de Monteiro. (Foto: www.geolocations.ws)

Artistas locais no sitio Bom Jesus. (Foto: Luizberto)



Conjunto de fotos do casario de Monteiro. (Fotos: Sharing)

Loja Maçônica. (Foto:Sharing)

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. (Foto: Sharing)

A Pedra do Peru, atração turística (Foto: www.geodiversidadepb.blogspot.com)

 A Pedra do Peru é um dos principais pontos turísticosdos pontos turísticos de Monteiro. Tem esse nome devido a sua forma de bico. O local conta com infra-estrutura para turistas e visitantes, restaurante, e locais para prátca de esportes de aventura, entre caminhada, escalada e rapel. Um ótimo local para reunir a família, os amigos e curtir a paisagem com vista panorâmica para toda a cidade e região. (Foto: www.monteiropb.wordpress.com/turismo/)

 A Missa do Vaqueiro. (Foto: Sharing)

Tocadora de pifano, Zabé da Loca (Foto: Augusto Pessoa)

Atração turística natural de Monteiro. (Foto:Espaço Turismo)

Prédio antigo. (Foto: )

Vista aérea do centro de Monteiro. (Foto: Monteiro em Foco)

Colégio Virgem de Lourdes. (Foto: Sharing)

Praça Presidente João Pessoa. (Foto: Sharing)