segunda-feira, 4 de maio de 2015

Gama garante título do "Candangão 2015"

Por Sérgio Porto e Matheus Moura, do Clube do Esporte DF

Brasília e Gama fizeram neste sábado (02), o segundo jogo da final do “Candangão 2015”, no maior palco do futebol brasiliense, o Estádio Nacional Mané Garrincha. Por ter vencido o primeiro jogo por 3 X 0, o alviverde podia perder por até dois gols de diferença que garantiria o título.

Precisando do resultado, o Brasília começou pressionando e fazendo com que o zagueiro Dudu levasse o primeiro amarelo com dois minutos de jogo, após uma falta próximo da grande área. Dois minutos depois, Dudu fez nova falta e o árbitro Rodrigo Raposo não pensou duas vezes, expulsando o defensor gamense. O Gama então teve que tirar forças para atuar com 10 jogadores.

Com um a menos, o Gama se acuou, jogando nos contra-ataques, tendo apenas duas chances no primeiro tempo inteiro. O Brasília partiu para o ataque e teve várias oportunidades, com o goleiro Pereira se destacando pelo lado gamense, salvando o alviverde candango.

O Gama foi ao ataque aos 16 minutos, com Hériclis chutando para uma grande defesa do goleiro do Brasília. O colorado respondeu com Michel Platini, perdendo boa oportunidade logo em seguida.

Já aos 42 minutos, após o cruzamento na grande área do Gama, Héverton cabeceou livre de marcação para fora. Cinco minutos depois, após uma saída errada da linha defensiva do Gama, Héverton perdeu grande chance para o Brasília.

O segundo tempo começou mais equilibrado por conta da substituição no Gama, onde o técnico Gilson Granzotto colocou Galhardo no meio campo substituindo Daniel, fazendo com que a equipe se encontrasse mais em campo.

Mas a partida tornou-se novamente um ataque contra defesa, depois que um jogador de cada equipe foi expulso num principio de briga, logo no início da segunda etapa. O lateral esquerdo Rafinha, do Gama e o jovem Fernandinho, do Brasília, se desentenderam e deixaram o time alviverde com apenas nove atletas em campo e o colorado, com 10 jogadores.

Aos 11 minutos, Baiano cruzou na grande área e Rafael Grampola cabeceou para grande defesa do goleiro Arthur, do Brasília, que se esticou todo para evitar o gol. Em seguida, o mesmo Baiano cobrou escanteio e acertou a trave do arqueiro colorado, quase marcando um gol olímpico.

O Brasília tentou de formas possíveis chegar ao gol, mas sempre parando na defesa adversária ou na falta de pontaria de seus finalizadores. O jogo se encaminhava para o 0 X 0, até que, aos 45 minutos do segundo tempo, num contra-ataque rápido armado pelo goleiro Pereira, Rafael Grampola recebeu pela direita e chutou de primeira, encobrindo Artur e colocando a bola no fundo da rede, abrindo o placar para o Gama e fazendo a torcida alviverde, em número muito maior no estádio, explodir de emoção na comemoração do título do “Candangão 2015”.

Agora a equipe gamense representará o DF na série D de 2015. Contudo, o Gama jogará a Copa do Brasil e Copa Verde de 2016, junto com o Brasília.

Jogadores do Gama comemoram golaço marcado por Rafael Grampola e título do Campeonato Brasiliense 2015. (Foto: Marcos Dutra/Agência Clube do Esporte DF)

Nenhum comentário: