Símbolos do Fluminense Football Club
O Tricolor de Laranjeiras sempre se caracterizou por possuir torcedores ilustres e famosos, presidentes, cantores e cantoras, artistas, personalidades ligadas a cúpula do futebol mundial e, desta forma surgiu a idéia de um outro símbolo, o “Cartola”. Idealizado pelo grande caricaturista argentino Mollas o “Cartola” surgiu, elegante, de fraque e cartola com sua imponente piteira, passando a imagem da aristocracia tricolor.
Já o "Pó-de-Arroz" surgiu após a transferência do jogador Carlos Alberto, do América para o Fluminense. Por ser mulato e a camisa branca tricolor produzir maior contraste em relação a sua pele, do que a camisa do América, o jogador antes de entrar em campo no dia 13 de maio de 1914, quando enfrentava o rival e houve empate em 1 x 1 nas Laranjeiras, gol de Welfare, ele tentou disfarçar sua cor colocando um pouco de pó-de-arroz pois estava preocupado com os aristocráticos torcedores tricolores da época.
Ao iniciar a partida, o suor começou a escorrer pelo rosto e levava consigo o pó anteriormente colocado. Assim que os torcedores adversários viram a cena, pois já conheciam o jogador, notaram que estava com a tonalidade de sua pele diferente - malhada -, e começaram da arquibancada a gritar "pó-de-arroz", "pó-de-arroz", surgindo desta maneira o novo apelido que também foi incorporado ao clube.
A torcida tricolor é o maior patrimônio do Fluminense. Na vitória ou na derrota nunca deixa de acompanhar o time, jamais deixa de comparecer com seu apoio e dedicação quando se coloca em jogo a sorte do Clube. Isto inspirou a criação de várias torcidas organizadas. A “Força Flu”, por exemplo, foi fundada em 25 de novembro de 1970, inspirando-se na "Forza Italia", torcida que acompanhava a seleção italiana na Copa do Mundo de 1970, no México. Seu lema é "Conosco quem quiser, contra nós quem puder".
Já em dezembro do mesmo ano surgia a “Young Flu”, a maior torcida organizada do Fluminense cujo lema é "Poucos a viram nascer, muitos a viram crescer, ninguém há de vê-la morrer". A “Flunitor” ("O terremoto grená") foi fundada em 1973 por tricolores de Niterói. A “Fiel Tricolor” fundada em 1976 tem como lema a frase "A torcida que mais cresce". Alunos do Colégio São Vicente de Paula, em Laranjeiras, iniciaram a “Garra Tricolor” em 1995 com o lema "Verás que um filho teu não foge à luta".
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário