terça-feira, 9 de setembro de 2008

São Gabriel, a "Princesa das Coxilhas" e "Terra dos Marechais"

Na condição de operador do blog, me dei o direito de colocar algumas fotos da cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, onde eu (Nilo Dias) morava antes de vir para Brasília. É a terra natal de minha esposa Teresinha e de meu filho Leonardo. A minha filha Fabiana nasceu em Rio Grande, outra cidade maravilhosa. São Gabriel é chamada de "Princesa das Coxilhas"e também "Terra dos Marechais". Lá, nasceram nada menos do que três marechais, entre eles um Presidente da República, Hermes Rodrigues da Fonseca, o comandante da FEB, Mascarenhas de Moraes e o engenheiro militar Fábio Patricio de Azambuja. Já o marechal João Propício Menna Barreto, o Barão de São Gabriel, nasceu em Rio Pardo, mas morou a maior parte de sua vida em São Gabriel, onde foi próspero estancieiro. E João Nepomuceno de Medeiros Mallet, nasceu em Bagé, mas imortalizou-se no comando do "1º Regimento de Artilharia a Cavalo", o famoso "Boi de Botas", de tantas glórias na campanha da Guerra do Paraguai. Em São Gabriel, tudo cheira a história: afinal, são 208 anos desde a fundação da primeira povoação pelo fidalgo espanhol, Dom Félix de Azara, no distante ano de 1800.

Nenhum comentário: