O povoamento da região hoje ocupada por Duque de Caxias começou por uma área doada por Estácio de Sá em 1565 a vários sesmeiros, dentre os quais se encontrava Cristóvão Monteiro, beneficiado com uma expressiva faixa de terra às margens do Rio Iguaçu. O local hoje é conhecido como Núcleo Colonial São Bento, tombado pelo Patrimônio Histórico da União e mantido pela Diocese de Duque de Caxias.
A casa e a capela da antiga Fazenda São Bento estão praticamente em ruínas.Por volta de 1610, foi erguida a Igreja de Nossa Senhora das Neves, considerada Capela Curada da Freguesia. Já no século XVIII, foi construída a Igreja Nossa Senhora do Pilar transformada em Matriz da Vila e localizada junto ao Porto do Pilar, embarcadouro encarregado de receber e transportar para o Porto do Rio de Janeiro, na Praça XV, o ouro e as pedras preciosas provenientes de Minas Gerais, que aqui chegavam em lombo de burros, através do Caminho Novo. Dele ainda resta um trecho que liga Pilar a Xerém, rebatizado com o nome de Estrada Dona Tereza Cristina.
A região de Duque de Caxias era grande produtora de açúcar e cachaça. Chegou a dispor de 14 embarcadouros, inclusive no Rio Sarapuí, que dava acesso à residência de dona Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, local hoje denominado Vila São José. Com o fim da escravidão, que provocou a derrocada da economia agrária, as terras foram abandonadas pelos colonizadores e só voltaram a ser ocupadas no meio do século XX.
Em 1928, foi dado um impulso maior com a inauguração da Estrada Rio-Petrópolis, hoje Avenida Presidente Kennedy, pelo Presidente da República Washington Luiz. A Vila Meriti conquistou sua emancipação política com o nome de Duque de Caxias em 31 de dezembro de 1943. O nome foi em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, que nasceu m 1803 na Fazenda São Paulo, na localidade hoje chamada de Taquara, no 3° Distrito, e batizado na Igreja de Nossa Senhora do Pilar.
A economia nos tempos coloniais baseava-se no cultivo da cana-de-açúcar e, em escala menor, da mandioca, milho, arroz e legumes. O café passou também a ser explorado mais tarde. Os rios Estrela, Inhomirim, Pilar e Iguaçu, eram então navegáveis e assim facilitavam a saída dos produtos vindos do interior do País com destino ao Rio de Janeiro. Os Rios e a Baía da Guanabara desempenharam um importante papel no que diz respeito ao transporte de mercadorias e de passageiros.
Com a chegada da estrada de ferro, em 1886, ligando a Estação de Meriti à cidade do Rio de Janeiro, os rios deixaram de ser utilizados, o que acabou provocando uma situação de abandono na região da Baixada. Sofrendo com a falta de saneamento básico, a região só veio a ser abastecida de água em 1916. Cinco anos antes, inaugurou-se o prolongamento do trecho suburbano, interligando com Raiz da Serra. Apenas em 1924, instalou-se a primeira rede elétrica.
O município de Duque de Caxias possui dois importantes bens tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional: a Igreja de Nossa Senhora do Pilar e a Casa e Capela da antiga Fazenda São Bento. A primeira está localizada no bairro Pilar e a segunda em São Bento, ambos no segundo distrito.
Duque de Caxias foi sede da Fabrica Nacional de Motores, que iniciou suas atividades em 1940 produzindo motores para aviões. Foi transformada em sociedade anônima em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, passando a fabricar caminhões pesados com motor diesel. Em 1968 o governo Federal, maior acionista, transferiu a FNM para a iniciativa privada, no caso a Alfa Romeo.
Adquirida pela Fiat posteriormente, se transferiu para o Estado de Minas Gerais próximo ao final dos anos 70, deixando milhares de moradores da região desempregados. Atualmente parte das instalações da antiga fábrica está sendo utilizada pela indústria de carrocerias de ônibus Ciferal.
Já a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras é a maior fonte de renda do Município. Ela foi inaugurada no início do ano de 1961, em extensa área localizada à margem da Baía da Guanabara, totalizando cerca de 10 milhões de metros quadrados, onde também estão instaladas várias indústrias químicas.
Sua produção atual está em torno de 250 mil barris diários de petróleo, através de 25 unidades de processamento, 2 centrais termoelétricas e 1 sistema de tratamento de afluentes. Possui também um grande parque de armazenamento com 275 tanques para petróleo cru, produtos intermediários e acabados. Os derivados produzidos pela Reduc são exportados para diversos países. Dentre as 632 maiores refinarias do mundo, a Reduc ocupa honrosamente o 19° lugar entre as mais complexas.
Monumento ao Duque de Caxias.
Rodovia Wasghinton Luiz.
Museu da Taquara. Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Casa da Fazenda São Bento. Capela da Fazenda São Bento.
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