sábado, 13 de dezembro de 2008

Destaque esportivo (1)

Dirigentes peruanos entram em acordo e esperam que Fifa suspenda punição

Presidente da Federação Peruana de Futebol diz que houve boa vontade no diálogo com as autoridades estatais

Das agências de notícias Lima

O presidente da Federação Peruana de Futebol (FPF), Manuel Burga, afirmou nesta sexta-feira que o acordo assinado com o estatal Instituto Peruano do Desporto (IPD) permitirá que a punição imposta pela Fifa ao futebol do país seja suspensa. Burga confirmou à emissora "Radioprogramas" que o acordo já foi enviado à Fifa, com a intenção de que a entidade máxima do futebol mundial desista de desfiliar o Peru no próximo dia 19.

"Houve momento de tensão, mas hoje encontramos o acordo. Já emitimos o documento à Fifa para vejam que buscamos uma solução na base do diálogo. Creio que no dia 20 isto terá um bom final e a partir daí teremos o compromisso de solucionar definitivamente o problema", afirma Burga.

O dirigente destacou que houve boa vontade no diálogo com as autoridades estatais, ainda que tenha lamentado o conflito que fez o Peru perder a organização do Campeonato Sul-Americano Sub-20, que foi transferido para a Venezuela e que será disputado em janeiro.

"Acertamos que o documento se tornará público apenas quando a Fifa o aprovar. Colocamos todos os esforços necessários de ambos os lados para que a Fifa veja a vontade que temos os peruanos de solucionar isto", acrescenta.

Por sua parte, o presidente do IPD, Arturo Woodman, considera que a carta enviada à Fifa é um bom passo para solucionar o conflito, mas assinala que ainda há alguns temas que deverão ser resolvidos rapidamente. Woodman explica que a diretoria da FPF ainda deve resolver o problema de seu registro diante dos organismos tributário e de controle estatal.

"Nós nos comprometemos em solucionar esso o mais rápido possível. A comissão de diálogo deve resolver em consenso qual será o futuro da atual diretoria da Federação."

Nenhum comentário: