ESTADUAIS 2009: Enfim, a bola rola!
Em Pernambuco, Ceará e Espírito Santo, as competições começam neste sábado. Confira como serão as 27 disputas por todo o Brasil
Cláudio Rabha Rio de Janeiro
O Brasil vai finalmente matar as saudades dos profissionais da bola. Os juniores aqueceram a temporada 2009 com a primeira fase da Copa São Paulo, mas este fim de semana começam a rolar por todo o Brasil os Campeonatos Estaduais, uns enxutos, outros inchados, mas cada um com sua fórmula, simples ou complicada. Ao todo, são 27 competições diferentes, com mais de 200 clubes em atividade apenas contando as Primeiras Divisões.
Confira os Estaduais que começam neste sábado:
Pernambuco 2009 deve ser o mais emocionante dos últimos anos
Sport busca o tetra, e arquirrivais tentam acabar com a hegemonia do Leão
O Campeonato Pernambucano começa neste sábado, dia 10 de janeiro, e promete ser um dos mais emocionantes dos últimos anos. A competição chega à sua 95ª edição e traz uma série de atrativos para a temporada de 2009. O maior exemplo é a busca do Sport pelo tetracampeonato.
O Leão, atual campeão da Copa do Brasil e com uma vaga garantida na Libertadores da América, vem de três títulos consecutivos, e os principais rivais (Náutico e Santa Cruz) tentam acabar com a hegemonia do time no estado. O campeonato também trará uma novidade: A equipe da Acadêmica Vitória participará da Série A de Pernambuco pela primeira vez em sua história e já fará sua estreia contra o atual tricampeão na Ilha do Retiro.
O primeiro turno do Campeonato Pernambucano é denominado Taça Revolução Constitucionalista de 1817, e o segundo, Taça Confederação do Equador.
PRIMEIRA RODADA
SÁBADO (10/01)
15h30m - Sport x Vitória - Ilha do Retiro
DOMINGO (11/01)
17h - Náutico x Cabense - Aflitos
17h - Serrano x Porto - Nildo Pereira
17h - Central x Salgueiro - Luiz José de Lacerda
17h - Ypiranga x Petrolina - Otávio Limeira Alves
17h - Sete de Setembro x Santa Cruz - Gigante do Agreste
Cearense 2009: Ceará quer impedir o tricampeonato do Fortaleza
Vozão quer acabar com a festa dos últimos anos do Tricolor de Aço
Em 2008, o Campeonato Estadual foi movimentado pelos confrontos entre Icasa e Fortaleza. O Verdão do Cariri foi o grande Campeão do primeiro turno - em uma final contra o Tricolor de Aço. O Fortaleza ganhou o segundo turno e os dois clubes voltaram a se encontrar na grande final, vencida pelo Tricolão, que se sagrou bicampeão estadual.
Em 2007, o time de Juazeiro do Norte também foi vice do time da capital. O Ceará decepcionou a sua torcida em 2007 e 2008. Neste ano, se depender destes três clubes, fortes emoções estarão garantidas. O Fortaleza deposita a sua confiança no experiente meia-atacante Rodrigo Mendes, que já jogou no Flamengo e Grêmio entre outros clubes.
O Campeonato Cearense de 2009 será disputado em dois turnos: primeiro e segundo e uma fase final. O primeiro turno será disputado em três fases: Na primeira fase do primeiro turno, os clubes jogarão em confrontos diretos, somente em sistema de “ida”, classificando-se para as semifinais os quatro primeiros colocados.
Na segunda fase do segundo turno, denominada de fase semifinal, os confrontos serão por cruzamento olímpico (4º x 1º e 3º x 2º) em dois jogos no sistema de "ida e volta", que indicarão os finalistas do turno.
A terceira fase do segundo turno, será disputada em duas partidas entre os vencedores das partidas da fase semifinal, onde o Campeão receberá a "Taça Cidade de Fortaleza" e estará automaticamente classificado para a disputa da fase final do Campeonato.
Na fase final, os dois clubes vencedores dos turnos decidirão o Campeonato Cearense de 2009 em duas partidas sendo declarado campeão o clube que obtiver o maior número de pontos ganhos ao final dos dois jogos desta fase. Os clubes vencedores de cada turno serão os representantes do Estado do Ceará na Copa do Brasil 2009.
PRIMEIRA RODADA
SÁBADO (10/01)
16h30m - Ferroviário x Horizonte - Elzir Cabral
DOMINGO (11/01)
17h30m - Fortaleza x Itapipoca - Alcides Santos
17h30m - Ceará x Quixadá - Domingão
17h30m - Icasa x Boa Viagem - Romeirão
17h30m - Guarany x Maranguape - Junco
Capixaba 2009 promete ser marcado pelo equilíbrio entre a maioria dos times
Rio Branco e Desportiva Capixaba querem voltar a dominar o estadual, mas o Serra, o atual campeão, promete dificultar essa tarefa
Sem o mesmo prestígio dos principais campeonatos estaduais do país, o Campeonato Capixaba de 2009, o Capixabão, tenta se destacar pelo equilíbrio. Nas últimas quatro edições, oito times diferentes chegaram à final. Somente o Serra, conseguiu ser campeão duas vezes nos últimos cinco anos.
A rodada inaugural do Capixabão acontece neste sábado, 10, e já no domingo conta com o maior clássico do estado, o duelo entre o Rio Branco e a Desportiva Capixaba, segundo maior campeã do estado, com 16 conquistas. Depois de lutar contra o rebaixamento na edição passada, o time da capital promete traçar novos objetivos para 2009.
A primeira divisão do Campeonato Capixaba conta com dez times que se enfrentam todos contra todos em dois turnos (ida e volta). Os 4 primeiros colocados se classificam para a segunda fase, semifinal, em cruzamento olímpico simples.
Os confrontos dessa fase serão em dois jogos, onde a soma dos resultados definirá o dono da vaga na final. Em caso de empate, se classifica o time de melhor campanha na primeira fase. O mesmo critério vale para a final. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a divisão inferior em 2010. O campeão, além de levar o Troféu Manoel Ferreira de forma definitiva, garantirá a vaga para a Copa do Brasil de 2010.
PRIMEIRA RODADA
SÁBADO (10/01)
16h - Serra x Rio Bananal - Estiva
17h - Colatinense x Grêmio Laranjeiras - Justiniano Silva
18h - Linhares x São Mateus - Sernamby
DOMINGO (11/01)
16h - Rio Branco x Desportiva - Salvador Costa
17h - Vilavelhense x Jaguaré - Conilon
sábado, 10 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário