quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cidades brasileiras

PIRANHAS - ALAGOAS

Cemitério da cidade.

Piranhas é um município que fica localizado no oeste de Alagoas. Sua população é de 21.716 habitantes e sua área é de 409,1 km² (53,23 h/km²).

Limita ao norte com o município de Inhapi, ao sul com o estado de Sergipe, a leste com os municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar, a oeste com o município de Olho d'Água do Casado e a nordeste com o município de Senador Rui Palmeira.

Piranhas ficou nacionalmente conhecida por ser a cidade onde a cabeça de Lampião, e outros do seu bando, ficaram expostos após decapitação. Em Piranhas também foi rodado o filme Baile perfumado, com o mesmo tema do Cangaço.

No museu da cidade pode ainda ser visto várias fotos do bandido Lampião. Inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Neste mesmo museu trabalha hoje, como auxiliar, um dos policiais que, na época, mataram Lampião e seu bando.

O município ainda é banhado pelo majestoso Rio São Francisco. Piranhas foi reconhecida como patrimonio histórico nacional, pelo IPHAN. Dentre as festas que mais se destacam na cidade estão o carnaval, que se realiza no centro historico. O forrogaço no bairro Xingó, que se realiza no início de junho, comemorando o aniversário da cidade e antecipação das festas juninas.

Cidade razoavelmente calma, com bom desempenho turístico, mas com uma economia muito fraca e totalmente dependente do recebimento de royalties, provenientes da Chesf.

Carnaval de Piranhas é um dos melhores do Nordeste.
Estação ferroviária de Piranhas, com o rio são Francisco ao fundo.
Estação ferroviária de Piranhas.
Centro histórico de Piranhas.
Parte do acervo do Museu do Cangaço.
Museu do Cangaço.
Museu do Cangaço.
Museu do cangaço.
Vista de Piranhas.
Piranhas velha.
Bonita paisagem de Piranhas.
Piranhas velha.
Centro de Piranhas.
Vista aérea de Piranhas.
Vista aérea de Piranhas.
Rio São Francisco visto do alto.
Praia no rio São Francisco, em Piranhas.
Bonita vista do rio São Francisco, em Piranhas.
Pedra do Gavião no rio São Francisco, em Piranhas.
Cânion do rio São Francisco, em Piranhas.

Nenhum comentário: