Ficha Limpa:
Veja o provável posicionamento de cada ministro do STF na quarta-feira
Siga o Correio do Povo no Twitter
Três ministros do Supremo ainda não deram decisões em que avaliam os efeitos da Lei da Ficha Limpa: Celso de Mello, Cezar Peluso e Ellen Gracie.
É a partir do voto do trio, avaliam advogados, que sairá o resultado sobre dois pontos fundamentais da nova lei, a ser apreciada na quarta-feira com o julgamento do recurso de Joaquim Roriz: se ela pode ser aplicada para esta eleição e se as condenações de candidatos anteriores à entrada em vigor da norma podem barrá-los.
O Cadaminuto falou com opositores e entusiastas da lei e todos concordam que a situação está neste ponto, só que cada lado tenta mostrar confiança.
O ministro Celso de Mello deu uma pista sobre seu voto ao negar três liminares pedidas por políticos que tiveram registro de candidatura impugnados pelo TSE, entre eles o do ex-governador de Rondônia, Expedito de Lima.
O voto de Cezar Peluso também está na lista do MCCE como favorável a ficha limpa, já que segundo o movimento ele não votaria contra a magistratura, de onde vem o ministro. São preciso seis votos para que a Lei seja reformada e tudo deve ficar muito claro na quarta-feira.
Por ora, a julgar por decisões pessoais no Supremo e no TSE, o placar está quatro a três em favor da nova lei. Os favoráveis: Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski. Os contrários: Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello.
Amanhã, dia "D" para Roriz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário