sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Larissa Riquelme todinha a vontade

Destaque Esportivo 3

Ferj proibe jogos dos grandes no estádio do América

Rio de Janeiro A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), decidiu neste domingo proibir o estádio do América, Giulitti Coutinho, de receber partidas com clubes grandes.

A medida teve base nos incidentes na partida deste sábado entre América e Flamengo, na qual foram vistos torcedores sem conseguir entrar no estádio, mesmo com a posse dos ingressos.

A primeira partida a sofrer modificação foi o confronto entre Boavista 3 X 1 Vasco, ontem, às 17:00. O duelo foi remanejado para o Engenhão, formando assim, rodada dupla com a partida entre Fluminense 3 X 1 Macaé, às 19:30.

Destaque Esportivo 2

Três jogos, três derrotas, nenhuma explicação

Rio de Janeiro: “Tristeza não tem fim…” A vida dos vascaínos imita a canção dos poetas repetindo o pior começo de temporada do Vasco na história da Taça Guanabara, repetindo o trágico ano de 1984.

Apático e sem o mínimo de comprometimento em campo, a equipe cruzmaltina foi derrotada pelo Boavista por 3 a 1, com gols de Tony, Frontini e André Luís, com Marcel descontando, nesta quinta-feira, no Engenhão, praticamente deu adeus às chances de classificação para as finais do primeiro turno e não há explicação para os desolados cruzmaltinos.

Precisando vencer para espantar a má fase, o Vasco foi para cima do adversário do Boavista. Logo aos 3 minutos, Fágner fez jogada pelo fundo e cruzou para o meio da área, mas Carlos Alberto furou ao tentar concluir de letra.

Aos 9, o lateral-direito tentou novo cruzamento para o camisa 19, mas a bola saiu pela linha de fundo. Mesmo desorganizado, o time da Colina pressionava a equipe de Saquarema.

No entanto, quem abriu o placar foi o Boavista aos 16 minutos. Em cobrança de falta, o atacante Tony alçou para o centro da área, a bola passou por todo mundo e morreu nas redes do goleiro Fernando Prass.

Aos 25, Éder Luís teve a chance de igualar o placar ao receber lançamento e entrar livre na área, mas na hora da conclusão, o centroavante perdeu o tempo da jogada e foi travado pelo marcador.

Apesar da investida do Vasco, o Boavista contava com o endiabrado Tony. Aos 27, o centroavante levantou a bola na área e Frontini aproveitou o passe de cabeça e testou por cima do goleiro Fernando Prass para ampliar a vantagem da equipe alviverde.

Felipe e Ramon, substituídos, nem puderam ver mais duas chances de perigo do Boavista antes do árbitro encerrar a primeira etapa.

Um último suspiro e o golpe de misericórdia

Sob protestos da torcida, o time do Vasco voltou ao gramado do Engenhão com a responsabilidade de reverter o placar. Aos 12, mais na vontade do que na técnica, o Cruzmaltino chegou ao gol após Dedé levantar a bola na área e Marcel se antecipar aos marcadores para diminuir o placar.Aos 17, Enrico, que entrou no lugar de Éder Luís, recebeu dentro da área e chutou na rede, mas pelo lado de fora.

Aos 23, Jéferson tabelou com Carlos Alberto e bateu para o gol, a bola desviou na zaga originando um escanteio para o Vasco. Na cobrança, Dedé cabeceou, mas o goleiro Thiago defendeu sem problemas.

A resposta do Boavista veio no minuto seguinte quando Frontini avançou pela direita e cruzou rasteiro, para André Luis que só não marcou porque chegou atrasado.

Aos 27, Tony bateu a falta com categoria, na trave esquerda de Fernando Prass. Aos 29, Eduardo Costa foi derrubado dentro da área, mas o juíz assinalou a cobrança próximo à risca, ignorando a penalidade.

Mas não havia jeito, o golpe de misericórdia veio aos 43, quando Joílson puxou o contra-ataque e lançou André Luis, que driblou Fernando Prass e fechou o caixão do Vasco, aumentando a crise e a pressão em São Januário.

Com mais uma derrota, aumentam as especulações quanto a saída do técnico Paulo César Gusmão, ainda não oficializada pela torcida, mas, ao que parece, inevitável. O meia Felipe, que havia posto seu cargo à disposição caso a torcida considerasse melhor, também pode deixar o Vasco.

De certo, resta à torcida cantar a canção de protesto feita pelo rapper Gabriel O Pensador: “Até quando você vai levando porrada, porrada? Até quando vai ficar sem fazer nada?”.

BOAVISTA 3 X 1 VASCO

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: João Batista de Arruda, auxiliado por Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio Pessanha.

Gols: Tony (BOA), aos 16m, e Frontini (BOA), aos 27 m, do 1° tempo; Marcel (VAS) , aos 12, André Luís (BOA), aos 43, do 2º tempo.

Cartões amarelos: Roberto Lopes, Pessanha, Santiago e André Luís (BOA); Carlos Alberto (VAS)

Boavista: Thiago, Joílson, Gustavo, Santiago e Edu Pina (Pessanha); Roberto Lopes (Julio César), Thiaguinho, Erick Flores (Fábio Fidélis) e André Luis; Tony e Frontini. Técnico: Alfredo Sampaio.

Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon (Max); Eduardo Costa, Romulo, Felipe (Jéferson) e Carlos Alberto; Eder Luis (Enrico) e Marcel. Técnico: PC Gusmão

Destaque Esportivo 1

Para imprensa argentina, com Cavenaghi e Bolatti, Inter estaria montando um Dream Team

Segundo o site Canchallena, chegada do centroavante "revolucionaria" o futebol brasileiro

As possíveis contratações de Cavenaghi e Bolatti pelo Inter apontam o time gaúcho como um dos grandes clubes para a temporada de 2011. Para o site Canchallena, da Argentina, o Inter está armando um Dream Team - time dos sonhos - para esta temporada.

Na opinião do site, a vinda de Cavenaghi "revolucionará" Porto Alegre e o futebol brasileiro. O centroavante seria a aposta ofensiva do Inter em 2011, que voltará a jogar com El Cabézon. Os dois argentinos jogarem juntos no River Plate, no início dos anos 2000.

O Canchallena afirma que as contratações de Ronaldinho pelo Flamengo, Rivaldo pelo São Paulo, e Ronaldo e Roberto Carlos pelo Corinthians fizeram o Inter ir às compras para voltar a lutar pela Libertadores.

Cavenaghi é esperado em Porto Alegre nesta sexta-feira. A chegada de Bolatti ainda não está confirmada, mas seria o volante mais próximo de um acerto com o Beira-Rio.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Destaque Esportivo

Grêmio tem desafio de quebrar tabu no jogo contra o Liverpool
Tricolor nunca venceu partida no Uruguai pela Libertadores

Tomás Hammes tomás.rodrigues@rbsonline.com.br

O desafio de quebrar um tabu, já no primeiro jogo, é a primeira barreira que o Grêmio deverá ultrapassar nesta quarta-feira, ao enfrentar o Liverpool, em Montevidéu.

Isso porque a equipe nunca venceu uma partida de Libertadores da América atuando no Uruguai. Em sete confrontos, os tricolores perderam duas vezes e empataram cinco, tendo marcado apenas cinco gols e sofrido oito.

Em 1982, o time atuou na capital daquele país em duas oportunidades. Dia 24 de agosto, o Grêmio empatou em 0 a 0 com o Defensor. Três dias depois, os gaúchos acabaram derrotados por 1 a 0 pelo Peñarol.

No ano seguinte, quando acabaria campeão, o Grêmio disputou a final da competição contra o Peñarol. Na primeira partida da decisão, empate em 1 a 1 em Montevidéu. Tita marcou o gol gaúcho.

Quinze anos mais tarde, os vizinhos voltariam a passar pelo caminho gremista. Nas oitavas de final, o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Nacional, gol de Guilherme. Esse placar se repetiria com o mesmo adversário em 2002, dessa vez pelas quartas, mas com o tento assinalado por Claudiomiro.

Um ano depois, na primeira fase, outro resultado igual: 2 a 2 com o Peñarol, gols de Ânderson Lima e Douglas. Em 2007, na mais recente partida na capital uruguaia, derrota por 2 a 0 para o Defensor, pelas quartas de final,com direito a gol de um atual colorado, Sorondo.

Confira os jogos do Grêmio no Uruguai:

1982 - 1ª fase
24/8 - Defensor 0 x 0 Grêmio
27/8 - Peñarol 1 x 0 Grêmio

1983 - Final
22/7 - Peñarol 1 x 1 Grêmio - Gol: Tita

1998 - Oitavas de final
15/4 - Nacional 1 x 1 Grêmio - Gol: Guilherme

2002 - Quartas de final
15/5 - Nacional 1 x 1 Grêmio - Gol: Claudiomiro

2003 - 1ª fase
18/2 - Peñarol 2 x 2 Grêmio - Gols: Ânderson Lima e Douglas

2007 - Quartas de final
16/5 - Defensor 2 x 0 Grêmio

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estamos de luto

Faleceu agora, ao início da noite, uma das figuras mais queridas e populares do nosso "Bar do Ceará.

O amigo José Bonifácio Sales, de 62 anos, que há várias semanas vinha enfrentando sérios problemas de saúde, depois de sucessivas internações no Hospital de Sobradinho, acabou não resistindo.

Boni ou Ceará, como era carinhosamente chamado pela sua enorme legião de amigos, era cearense, natural da cidade de Tamboril.

Há vários anos veio residir em Sobradinho, junto aos irmãos proprietários do Bar do Ceará, com quem tinha laços de parentesco.

O sepultamento, devido a demora em liberação do corpo, será realizado no sábado, às 17 horas, no Cemitério de Sobradinho. Todos os amigos do Bar do Ceará estão convidados para acompanhar o amigo Bonifácio, em seu último momento entre nós.

Belezas do Rio de Janeiro

Marina da Glória.
Baia da Guanabara vista por outro ângulo, com a ponte Rio-Niterói ao fundo.
Maracanã.
Pão de Açúcar, com Praia Vermelha e Copacabana ao fundo
Pão de Açúcar.
Igreja da Candelária.
Cristo Redentor com a Lagoa Rodrigo de Freitas ao fundo.
Cristo Redentor de outro ângulo.
Cristo Redentor de longe.
Começo da viagem fotográfica.

E se o dinheiro de Giuliano virar cimento no Beira-Rio?

O assunto ficou mais quente ainda com a anunciada ida de Giuliano para o futebol ucraniano. Quem pode garantir que os 10 milhões de euros não acabem, ali adiante, virando cimento e argamassa nas obras do Beira-Rio visando a Copa de 2014?

Falei com o diretor comercial da Andrade Gutierrez, Leonardo Salvaterra. Assim que o Conselho Deliberativo do Inter disser "agora!", a construtora mineira assume imediatamente as obras de remodelação do estádio.

Na próxima semana, ele entrega ao presidente Giovanni Luigi os ajustes na proposta encaminhada ao clube em setembro, mas não levada adiante por Vitorio Piffero.

Nada grave, me garante Salvaterra. Meros ajustes: "O Inter terá risco zero na construção e receberá o estádio prontinho em dois anos, a tempo de receber jogos da Copa das Confederações, como quer a Fifa.

A divisão da conta ficaria assim: 67% de empréstimo do BNDES e 33% da construtora, mais o aporte do Inter (que já está sendo feito). Salvaterra está confiante. O empréstimo junto ao BNDES sai em seis meses, garante Salvaterra:

"Temos experiência. A obra não vai esperar: a gente sai tocando tudo já, com dinheiro próprio."
A exploração do novo Beira-Rio pela Andrade Gutierrez seria de 20 anos. Bilheteria, cotas de TV, renda com sócios, tudo isso ficaria com o Inter.

O lucro viria da exploração das áreas vip, camarotes, estacionamento e outras ações, nos moldes do novo Wembley (Londres) e do Galatasaray Arena (Instambul).

Com o risco de ter de investir em argamassa e cimento em vez de centroavante e goleiro, e nem assim terminar tudo no prazo exigido pela Fifa, a terceirização das obras do Beira-Rio caiu do céu para o Inter.

Destaque Esportivo

Giuliano sobre transferência: "Pesou o fato de eu querer jogar"

Meia embarcou para a Ucrânia para fazer exames na sede do Dnipro

O meia Giuliano embarcou nesta quinta para a Ucrânia, onde realizará os exames médicos para acertar com o Dnipro. Antes de embarcar, o jogador já falou em tom de despedida do clube.

Apesar de ponderar que o acerto ainda não foi firmado, o jogador ressaltou que o negócio foi bom tanto para o Inter quanto para sua carreira. Reserva no time de Celso Roth, o meia disse que o fato de "querer jogar" foi fundamental para o acerto.

"Eu fui liberado pelo Inter, realmente, para fazer os exames no Dnipro. É uma oportunidade muito boa de conhecer a Europa e a estrutura do clube.

Foi uma proposta ótima primeiramente para o Inter e que depois também me convenceu. O que pesou realmente é o fato de querer jogar e poder ajudar mais. Então estou muito feliz com esta oportunidade", declarou o jogador.

O site do Inter confirmou a ida do meia à Ucrânia na manhã desta quinta, enquanto vários veículos de comunicação ucranianos publicavam reportagens sobre o jogador.

O vice-presidente de futebol do Inter, Roberto Siegmann, lamentou a transação, mas disse que, pelos valores oferecidos pelos europeus, era difícil manter no Beira-Rio o melhor jogador da Copa Libertadores de 2010.

Enquanto isso, na Ucrânia, Taison, do Metalist, festejava a ida de seu ex-companheiro ao país onde mora.

O Inter acertou a ida do jogador ao clube ucraniano por € 10 milhões, o equivalente a R$ 22,5 milhões. Ele disse que, antes de passar a defender o novo clube, ele voltará ao Brasil para "se despedir oficialmente".

"Não sei se realmente ela será concretizada, mas na minha cabeça estou tranquilo para ir e fazer o meu melhor, e se for da vontade de Deus, que eu permaneça lá e trilhe um novo caminho. Quando possível num retorno mais próximo e breve, eu estarei em Porto Alegre me despedindo oficialmente dos torcedores, da imprensa e dos amigos que foram pessoas que me ajudaram e fizeram com eu crescesse na minha carreira", afirmou.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A "gatinha" do dia

Vendedor da roça

Um garotão inteligente, vindo da roça, candidatou-se a um emprego numa
grande loja de departamentos da cidade.

Na verdade, era a maior loja de departamentos do mundo, tudo podia ser
comprado ali.

O gerente perguntou ao rapaz: "Você já trabalhou alguma vez?"

"Sim, eu fazia negócios na roça."

O gerente gostou do jeitão simples do moço e disse: "Pode começar amanhã. No fim da tarde venho ver como se saiu. "

O dia foi longo e árduo para o rapaz. Às 17h30 o gerente se acercou do novo empregado para verificar sua produtividade e perguntou: "Quantas vendas você fez hoje?"

"Uma!"

"Só uma? A maioria dos meus vendedores faz de 30 a 40 vendas por dia.
De quanto foi a sua venda?"

"Dois milhões e meio de reais."

"Como conseguiu isso?"

"Bem, o cliente entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois
um anzol médio e finalmente um anzol bem grande.

Depois vendi uma linha fina de pescar, uma de resistência média e uma bem grossa. Para pescaria pesada.

Perguntei onde ele ia pescar e ele me disse que ia fazer pesca oceânica. Eu sugeri que talvez fosse precisar de um barco, então o acompanhei até a seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, de primeira linha.

Aí eu disse a ele que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar a lancha e o levei à seção de carros e lhe vendi uma caminhoneta com tração nas quatro rodas."

Perplexo, o gerente perguntou: "Você vendeu tudo isso a um cliente que veio aqui para comprar um pequeno anzol?"

"Não senhor. Ele entrou aqui para comprar um pacote de absorventes
para a mulher, e eu disse: Já que o seu fim de semana está perdido, por que o senhor não vai pescar?"

Destaque Esportivo

Ronaldinho segue os passos de Assis e pode desfilar pela Portela no Carnaval, diz jornal

A tradicional escola de samba de Madureira já fez o convite oficial a Ronaldinho, que se animou com a possibilidade de desfilar na maior festa popular do planeta

Agência Estado

Torcedor do Flamengo usa máscara de Ronaldinho na apresentação do craque: Portela de olho
Contratado a peso de ouro pelo Flamengo, na maior transação do futebol brasileiro nos últimos anos, o meia Ronaldinho Gaúcho promete brilhar não apenas em campo, mas também nas passarelas da Marquês de Sapucaí em 2011. Segundo a edição desta terça-feira do diário LANCE!, o ex-jogador do Milan deve desfilar pela Portela no Carnaval.

A tradicional escola de samba de Madureira já fez o convite oficial a Ronaldinho, que se animou com a possibilidade de desfilar na maior festa popular do planeta. Fã declarado de samba, Gaúcho esteve em uma feijoada da Portela no mês de junho e tem uma boa relação com os dirigentes da escola.

A empatia é tanta que outro membro da família já desfilou pela azul e branco. Trata-se do irmão e empresário de Ronaldinho, o ex-jogador Assis, que saiu com a Velha Guarda em 2009. Além da Portela, outras escolas de samba cariocas também vêm sondando o novo astro do Flamengo.

Torcedor do Flamengo usa máscara de Ronaldinho na apresentação do craque. (Agência Estado)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O "gatão" do dia

A "gatinha" do dia

Rir é o melhor remédio!!!

Remédio caseiro

Um sujeito vai ao médico para exames de rotina. O médico, depois de ver a história clínica do paciente, pergunta: "Fuma?

"Pouco."

"Tem que parar de fumar. Bebe?"

"Pouco."

"Tem que parar de beber. Faz sexo?"

"Pouco."

"Tem que fazer muito, mas muito sexo. Isto irá ajudá-lo!"

O sujeito vai para casa, conta tudo a mulher e, imediatamente, vai pro banho. A mulher se enche de graça e esperança, se enfeita, se perfuma, põe roupa especial e fica na espera.

O sujeito sai do banho, começa a se arrumar, se vestir, se perfumar e a mulher, surpresa, pergunta: "Aonde é que você pensa que vai?"

"Não ouviu e entendeu o que o médico me disse?"

"Sim, mas, aqui estou eu prontinha..."

O sujeito: "AH! NEIDE, ... NEIDE, ... NEIDE..., LÁ VEM VOCÊ COM SUA MANIA DE REMÉDIO CASEIRO!!!"

Lingua traiçoeira

Porque o gaúcho usa tu!!!

Sabe a diferença entre o "Tu" e o "Você"?

Segue-se um pequeno exemplo, que ilustra bem essa diferença:

O Diretor Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor, que depois de ter trabalhado durante algum tempo junto dele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia.

Então o Diretor Geral do Banco, chamou um detetive privado do banco e disse-lhe: ""Siga o diretor Lopes durante uma semana, espero que ele não ande fazendo algo sujo."

O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou: "O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega seu carro, vai a sua casa almoçar, faz amor com sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho".

Responde o Diretor Geral: "Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso."

Logo em seguida, o detetive, querendo fazer se entender melhor, pergunta: "Desculpe senhor. Posso tratá-lo por tu?"

"Sim, claro", respondeu o Diretor surpreso.

"Bom então vou repetir:", disse o detetive

"O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega teu carro, vai até a tua casa almoçar, transa com tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho."

É assim! A língua portuguesa é muito traiçoeira, e só o gaúcho a usa corretamente.

A torcida do Grêmio mandou o Ronaldinho para lá

Dica importante para quem mora em casa térrea

Ponha o chaveiro do seu carro ao lado da sua cama à noite.

FAÇA DISSO UM HÁBITO E NUNCA ESQUEÇA.

Conte à sua mulher, seu marido, seus filhos, seus vizinhos, seus pais, seu médico, à mocinha do caixa do supermercado, a todo mundo que vc encontrar.

E ponha o chaveiro de seu carro ao lado de sua cama à noite.

Caso vc ouça algum barulho no jardim ou no quintal ou ache que tem alguém tentando entrar na sua casa, basta apertar o botão do chaveiro que o alarme do carro dispara, e a buzina vai continuar tocando até que vc o desligue ou que a carga da bateria se esgote.

Essa dica veio de um policial federal, coordenador de seguranças residenciais.

A próxima vez em que vc chegar em casa à noite e for guardar o chaveiro do carro, lembre-se disto: vc tem nas mãos um sistema de alarme de segurança que já está à sua disposição e não precisa de instalação. Teste-o.

Ele vai disparar se vc apertar o botão a partir de quase todos os lugares de sua casa, e a buzina vai continuar tocando daquele jeito escandaloso até que a bateria do carro se esgote ou que vc aperte o botão de reset do chaveiro.

O alarme funciona se vc tiver estacionado o carro na rua, em frente à sua casa, na entrada para carros ou na garagem.

Se o alarme disparar no momento em que algum mal-intencionado estiver tentando invadir a sua casa, o mais provável é que o ladrão ou estuprador
saia correndo e desapareça.

Dali a alguns segundos, todos os seus vizinhos estarão olhando pelas janelas pra ver quem está lá fora, e isso é coisa que nenhum criminoso quer.

E não se esqueça de estar com o chaveiro na mão ao caminhar em direção a seu carro em um estacionamento; o alarme pode ter a mesma utilidade nesse lugar.

Destaque Esportivo

Seleção Sub-20 já está no Peru

Estreia ocorre na próxima segunda-feira, contra o Paraguai

Clic Esportes

Começou ontem, quinta-feira, a viagem da seleção brasileira para o Peru, onde a equipe participa do Sul-Americano Sub-20, depois de um mês de preparação na Granja Comary.

A chegada da delegação a Tacna, onde o Brasil estreia contra o Paraguai, dia 17, aconteceu na manhã desta sexta. O grupo aterrisou em Lima à 1h40min, no horário de Brasília.

De lá, o time pegou conexão para a cidade da primeira fase da competição. O voo, que saiu da capital peruana às 9h05min, chegou a Tacna às 10h50min (7h50min no fuso local).

O assistente técnico Éder Bastos, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, o analista de desempenho Lucas Oliveira e o administrador Robeto Valdemar são os integrantes da comissão técnica da Sub-20 que já estão no Grand Hotel Tacna, em Tacna, no Peru.

O Campeonato Sul-Americano Sub-20, organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol, dá seis vagas ao Mundial Sub-20 e duas às Olimpíadas de 2012. Dez seleções nacionais se enfrentam em dois grupos de cinco.

Cada equipe disputa quatro jogos na primeira fase. As três melhores avançam a um grupo final de seis, todos contra todos. Diferentemente da maioria das competições internacionais, não há eliminação direta ou finais.

Seleção quer garantir vaga no Mundial e nas Olimpíadas. (Foto: Divulgação/AP)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Destaque Esportivo

Agora eu sou Mengão”, diz Ronaldinho na apresentação

Foi dia de festa na Gávea. Chegou Ronaldinho e a massa rubro-negra estava presente com mais de 2o.000 pessoas. Houve presença de nomes da música como Ivo Meireles, Dudu Nobre e Diogo Nogueira, além de Valesca, da Gaiola das Popozudas.

Devido ao grande número de pessoas no palco, Ronaldinho teve pouco destaque e só permaneceu por cerca de 15 minutos. Tempo suficiente para dar o primeiro recado como jogador do Flamengo.

“Obrigado. Quero dizer que espero poder retribuir todo carinho dentro de campo. Vamo com tudo nação rubro negra. Tamo junto, tô fechado com vocês. E agora eu sou Mengão!”, exclamou o meia.

Ronaldinho e a presidente do Flamengo, Patricia Amorim.

Destaque Esportivo

Inter é o clube brasileiro mais bem colocado no ranking mundial de clubes

Colorado está na sétima colocação e o Grêmio aparece na 111ª posição na lista da IFFHS

Graças à conquista da Libertadores, Inter alcançou a sétima colocação no ranking mundial de clubes
Crédito: Jefferson Bernardes / Vipcomm
Graças à conquista da Libertadores, Inter alcançou a sétima colocação no ranking mundial de clubes
Crédito: Jefferson Bernardes / Vipcomm
A Federação Internacional de História Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou nesta quarta-feira o ranking mundial de clubes em 2010. Enquanto a Inter de Milão, atual campeã do Mundial da Fifa, lidera a lista com 300 pontos, o Inter é o clube brasileiro mais bem colocado. O clube gaúcho está na sétima colocação e ostenta 231 pontos.

Bayern de Munique, Barcelona, Atlético de Madrid e Estudiantes fecham o grupo dos cinco primeiros colocados. O Liverpool da Inglaterra conquistou a sexta colocação e tem apenas um ponto a mais do que o Colorado. O Grêmio aparece na 111ª posição e tem a mesma pontuação que o Goiás: 122.

Os países com mais equipes no "top 100" do ranking são Brasil, Espanha, Inglaterra e Itália, com sete, enquanto a Alemanha tem seis. Cruzeiro (14º), São Paulo (16º), Corinthians (23º), Palmeiras (51º), Flamengo (63º) e Santos (74º), além do Inter, são os representantes do País entre os 100 melhores.

Confira os dez melhores clubes do ranking da IFFHS:

1. Inter de Milão (ITA) 300,0
2. Bayern de Munique (ALE) 268,0
3. Barcelona (ESP) 266,0
4. Atlético de Madrid (ESP) 244,0
5. Estudiantes (ARG) 235,0
6. Liverpool (ING) 232,0
7. Internacional (BRA) 231,0
8. Chelsea (ING) 222,0
9. Manchester United (ING) 222,0
10. Porto (POR) 219,5

Bolivar e Pelé erguem a Taça Libertadores da América, conquistada duas vezes pelo Internacional.

A "gatinha" do dia

Destaque Esportivo

Após acerto com o Fla, prefeitura de Porto Alegre rompe parceria com Instituto Ronaldinho

A decisão foi tomada no último dia 5 de janeiro, de acordo com a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, e não teria qualquer relação com o leilão estabelecido pelo jogador antes do anúncio de sua contratação

O desfecho da novela envolvendo o futuro do meia Ronaldinho Gaúcho, com a transferência para o Flamengo, não desgastou a imagem do jogador somente junto aos torcedores do Grêmio. No Sul do país, o ambiente para o craque não é mesmo dos mais favoráveis. A prefeitura de Porto Alegre rompeu o acordo que mantinha com o Instituto Ronaldinho Gaúcho para oferecer atividades extracurriculares a alunos da rede municipal.

A decisão foi tomada no último dia 5 de janeiro, de acordo com a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, e não teria qualquer relação com o "leilão" estabelecido pelo jogador antes do anúncio de sua contratação pelo Flamengo, assegura a prefeitura. A parceria estava em andamento desde agosto de 2007.

O Instituto Ronaldinho Gaúcho buscava e entregava as crianças em casa ou na escola o oferecia atividades esportivas, educativas e de lazer em suas instalações. A organização não governamental (ONG) fica localizada na Zona Sul da capital gaúcha.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Partiu o amigo Euripides

Mal começou o ano e mais um dos amigos frequentadores do Bar do Ceará nos deixou. Dessa feita foi o Euripides, pessoa popular, que mesmo sofrendo de problemas mentais era extremamente afável. Ontem, domingo, sofreu um mal súbito e foi atendido no Hospital de Sobradinho.

Após ser medicado foi liberado. A noite, já em casa, o problema surgiu mais forte, não resistiu e acabou falecendo. O sepultamento aconteceu hoje a tarde no Cemitério de Sobradinho. Euripides era irmão de um outro assíduo frequentador do bar, o popular Ferrinho. A familia do extinto, as condolências dos proprietários e frequentadores do bar do Ceará.

Ela não está nem ai para o "Dentuço Safado"

Ela quer mais é o "Nilo Gaúcho", de Sobradinho!!!


Os dentes do Ronaldinho

Ronaldinho chega da escola e diz para a mãe: "Mãe, hoje lá na escola me chamaram de dentuço".

E a mãe diz: "Não liga não meu filho, mas agora fecha a boca porque tá riscando o chão".

Charge: a reviravolta no caso Ronaldinho

Ilustrador brinca com as negociações envolvendo o jogador

O ilustrador argentino Gonza Rodrigues, que trabalha no joranal Zero Hora, de Porto alegre resolveu brincar com as negociações envolvendo Ronaldinho Gaúcho e criou a charge abaixo.

No sábado, o Grêmio desistiu oficialmente de tentar trazer o jogador de volta para o time. Atualmente, o único clube brasileiro a negociar com o craque é o Flamengo. Segundo Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, R10 está "99,9% fechado" com o time carioca.

Comentáriosmaria lucia melchiors
Denuncie este comentário09/01/2011 23:14Maravilhosa a charge...retrata bem o descaso do jogador com o clube que lhe deu tudo...chutando o Gremio e ficando com os milhões do Flamengo.

Ilustrador de ZH brincou com as negociações envolvendo Ronaldinho Gaúcho. (Foto: Gonza Rodrigues)

Adesivo que circula nos carros de Brasília


Destaque sportivo

Gremistas relançam site "Dentuço Pilantra"

Criada em 2001, página relembra "traições" de Ronaldinho ao Tricolor

As negociações arrastadas e, por fim, terminadas entre Grêmio e Ronaldinho trouxeram de volta um site que protestou contra as atitudes do jogador e seu irmão Assis, na época do primeiro desagrado da torcida com o atleta, em 2001. O Dentuço Pilantra começou há 10 anos reunindo notícias sobre a saída do craque, de graça, para o Paris Saint-Germain, aproveitando a Lei Pelé para deixar o Grêmio sem compensação financeira.

Agora, a página faz fortes críticas ao que classifica de "segunda traição", com o provável acerto no Flamengo, após longas conversas com a direção gremista e diversas notícias de que os irmão viriam a Porto Alegre assinar contrato.

O site abriga, também, os "assis facts" espalhados pela internet e um blog, com os fatos mais recentes sobre as negociações de Ronaldinho e seu irmão. Além disso, faz uma cronologia dos fatos que acarretaram nas decepções da torcida do Grêmio em 2001 e 2011.




Endereço do site: http://www.dentucopilantra.com.br

domingo, 9 de janeiro de 2011

Brincadeira tem hora!!!

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE

Ronaldinho: mais uma reviravolta?

Sonho de Ronaldinho é jogar no Grêmio, diz Assis
Este blogueiro conversou longamente com Assis.
Como tem feito nos últimos dias.
E com dirigentes do Grêmio.
Como tem feito nos últimos dias.
Assis repetiu que o sonho de Ronaldinho é jogar no Grêmio.
E ser treinado por outro ídolo, Renato.
Importante dirigente gremista acha que isto ainda é possível.
Desde que Assis faça um pronunciamento explicando o caso.
Desde o começo.
Assis e este dirigente comungam do mesmo pensamento.
Se a informação do namoro Grêmio e Ronaldinho não tivesse vazado, talvez Ronaldinho já estivesse no Olímpico.
Este blogueiro repassa sentimentos da hora.
Houve momentos em que apostei todas minhas fichas no Flamengo.
Depois, no Palmeiras.
Na maioria das vezes, no Grêmio.
Estivesse em Las Vegas com um dado e na mesa dois distintivos, um do Flamengo e outro do Grêmio, apostaria no do Grêmio.
Correndo o risco de perder todas as minhas fichas.
Trabalho com informações que vão e vem.
E que não casam.
Ouvi de Assis que o vazamento do namoro complicou o casamento com o Grêmio.
Acreditei.
Como acreditou o dirigente gremista.
Não sei o final da novela.
Mas não descartaria um final feliz...para o Grêmio.
Não estou afirmando nada.
De Assis: "O sonho de Ronaldinho é voltar para o Grêmio".
De alguém do Grêmio: "As portas não foram totalmente fechadas".
Neste momento, é isto. E já é grande coisa.
Não me surpreenderei com Ronaldinho sendo anunciado pelo Flamengo na terça.
Também não se for anunciado pelo Grêmio.
É só o que posso contar.
Do resto, o tempo dirá.
E posso errar tudo.
Mas é a informação da hora.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Notícia de última hora

Comentário publicado há poucos minutos no site do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, coluna do jornalista David Coimbra.

Por que as certezas no Caso Ronaldinho

Não são nove horas da manhã aqui, no ensolarado litoral gaúcho, e dezenas de mensagens de gremistas e colorados reluzem na minha caixa de correio eletrônico. Todos querem detalhes sobre o Caso Ronaldinho. Como posso ter tanta certeza de que ele vai para o Grêmio? Mantenho minha “opinião”, mesmo sabendo do assédio do Flamengo e das notícias que vêm do “centro do país”? E por aí vai.

Vamos esclarecer os fatos: não estou dando opinião sobre esse caso. Estou dando informação. Que é a seguinte: depois de longa negociação, Ronaldinho acertou o contrato com o Grêmio. Todas as arestas foram aparadas, todas as pendências foram resolvidas. Não há mais cláusulas a ajustar. Ou seja: é só assinar. Ronaldinho concordou com os termos, Assis concordou com os termos, o Grêmio concordou com os termos, os advogados de todas as partes (clube, jogador, patrocinadores, investidores) concordaram com os termos.

Tudo certo, portanto.

Os dirigentes do Grêmio já combinaram com os irmãos Assis Moreira que nesse sábado eles, os irmãos, virão a Porto Alegre para a assinatura do contrato.

Logo, Ronaldinho se acertou com o Grêmio. Fechou. Disse “sim”.

Pode voltar atrás?

Pode, uma vez que ainda não assinou contrato. Noivas saem correndo do altar. Paulo Odone, desconfiado, pediu que qualquer festa fosse suspensa até o negócio estar legalmente concluído.

É possível que volte atrás?

É improvável. Seria arriscado profissional e pessoalmente um rompimento desses. Não apenas devido à fúria de que seria tomada a torcida do Grêmio, mas também pelo conceito empresarial do qual Assis quer e precisa gozar. Assis, afinal, vai continuar sendo empresário…

Logo, Ronaldinho, no fim da tarde, deve assinar contrato de quatro anos com o Grêmio.

Esperemos e veremos.

Muita saúde para nosso amigo!!!

O amigo José Bonifácio, grande figura do nosso Bar do Ceará está enfrentando problemas de saúde. Esteve até hospitalizado, mas graças a Deus já apresenta sensiveis melhoras. Aguardamos com ansiedade seu pronto restabelecimento e que muito breve possa estar de volta a vida normal.

O Bonifácio é um sujeito de muita valia. Prestativo, sério e honesto, se transformou em uma espécie de "quebra-galho" para os frequentadores do bar. Confiável ao extremo, realiza todo tipo de operações para servir aos amigos, desde apostas nas casas lotéricas, até longas esperas em filas de bancos. Saúde, amigão!!!

Ela fica de costas para toda essa novela Ronaldinho!

Em quem acreditar?


Fla acerta com Ronaldinho e depende de liberação de dirigente do Milan

Patricia Amorim prefere adotar cautela, mas está confiante de que transferência deve se concretizar neste sábado

LANCEPRESS! - Rio de Janeiro

Após longa reunião na casa de Assis, irmão e empresário de Ronaldinho, o Flamengo ficou bem perto de contratar o craque Ronaldinho Gaúcho. A presidente Patricia Amorim ficou reunida com a cúpula rubro-negra, além dos representantes da Traffic, que vão garantir o suporte financeiro, e acertou todos os detalhes do contrato. Agora, o clube espera a liberação do vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, para colocar o acerto no papel e acabar com a novela de uma vez por todas.

Dirigentes do Flamengo dão como certo o acordo com Ronaldinho, mas adotam sigilo para não repetirem o que fizeram Grêmio e Palmeiras, que deram a contratação com o craque como fechada. Desde o início das negociações, a presidente Patricia Amorim deixou bem claro que não queria criar alarde para não iludir o torcedor.

Em entrevista cautelosa, a presidente confirmou que está bem perto do acerto com Ronaldinho, mas prefere esperar até amanhã (sábado) para ter a decisão do Milan e só depois assinar o contrato com o craque.

"As conversas avançaram, mas ainda não tem nada definido. Amanhã (sábado) terei uma reunião com o Galliani, que é quem pode liberar o jogador, provavelmente na casa dele. Esperamos concluir a negociação ali", afirmou a presidente, logo após sair da reunião com Assis.

Ronaldinho permanece no Rio de Janeiro e é aguardado na noite deste sábado em uma quadra de escola de samba na Zona Norte da cidade.

Patricia Amorim demonstra otimismo após reunião por Ronaldinho. (Foto de Wagner Meier)

Vice-presidente tricolor diz que clube carioca tenta "plantar informações"

LANCEPRESS!

Apesar de a reunião entre os dirigentes do Flamengo na noite desta sexta-feira ter deixado os rubro-negro otimistas quanto ao acerto com Ronaldinho Gaúcho, o Grêmio segue confiante de que o futuro do craque será no Olímpico.

"Não nos assusta, temos certeza que vamos conseguir a contratação do Ronaldinho. Temos conversado bastante com os advogados do Ronaldinho e do Assis, e temos também conversado com o Assis. Temos absoluta certeza que as opções dele serão feitas, e que haverá um final feliz", disse o vice-presidente Antônio Vicente Martins à Rádio Gaúcha, completando:

"Há pouco estavam reunidos os nossos advogados, e os do Assis, finalizando o contrato, no Estádio Olímpico. Não tenho dúvidas de que essa escolha está definida, e que o Grêmio será escolhido. Faltam apenas pequenos detalhes. Não tenho nenhum receio em afirmar para vocês que poderemos ter um acerto nas próximas horas".

O dirigente ainda acusou o Flamengo de "plantar informações". "A torcida do Grêmio pode ficar tranquila. Acho que os flamenguistas estão querendo plantar notícia para irritar os torcedores do Grêmio".

Ronaldinho Gaucho na coletiva (Foto: Bruno de Lima)

Grêmio cansa da novela Ronaldinho: "Façam o que acharem melhor"

Wendell Ferreira
FUTNET

Depois de torcedores, jornalistas e Pelé cansar da "Novela Ronaldinho", agora foi a vez do Grêmio dar um basta nas especulações. O presidente do clube, Paulo Odone, que já vem há alguns dias irritado com as atitudes de Assis, afirmou que o Grêmio não irá mais modificar nada, e se Ronaldinho quiser voltar ao clube que o revelou, terá de ser como está combinado.

O presidente não garante confirmação, e se mostrou impaciente: "Não tem nenhuma manifestação do Grêmio. Não tenho como dizer o que vai acontecer, e que horas. Não vamos aceitar fazer mais nada. Pelo que eu saiba, terminou essa fase", afirmou, em entrevista publicada no site do jornal 'Correio do Povo'.

Odone disse que o Grêmio já encerrou a fase de negociações, e agora espera apenas a resposta de Assis e Ronaldinho: "Estamos tranquilos porque fizemos tudo o que podíamos fazer. Eles que façam o que acham que for melhor. Está todo mundo proibido de anunciar qualquer coisa antes de ter assinado com o Ronaldinho e o Assis", acrescentou.

Irritado, o presidente proibiu qualquer anúncio antes da assinatura para evitar constrangimentos: "Está todo mundo proibido de anunciar qualquer porcaria antes da assinatura", finalizou.

Grêmio anunciará Ronaldinho em rede nacional neste sábado

Wendell Ferreira
FUTNET

O Grêmio prepara uma apresentação mágica para Ronaldinho Gaúcho. Segundo os jornalistas Leandro Behs, da Zero Hora, e Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha, o Grêmio já acertou com o craque, e o anúncio será feito ao vivo no Jornal Nacional, da Rede Globo, às 20h30, e a festa de apresentação no Olímpico será a partir de então.

A diretoria do Grêmio ficou insatisfeita com a demora na negociação, e deu um ultimato a Assis nesta sexta-feira, exigindo o acerto rápido, já que o clube estava perdendo muitas negociações em função da demora no acerto. Assim, a novela parece mesmo estar próxima do fim.

Ronaldinho é do Grêmio e apresentação será na segunda-feira, segundo colunista

Wendell Ferreira

FUTNET

De acordo com informações do colunista Luiz Zini Pires, do ClicEsportes, acabou a novela Ronaldinho. O jogador é o grande e novo reforço do Grêmio para a Libertadores de 2011. O jogador já está acertado com o tricolor gaúcho, e faltam apenas alguns detalhes da rescisão contratual com o Milan e do contrato entre Grêmio e Ronaldinho, mas nada que possa atrapalhar o acerto. A assinatura e o anúncio oficial devem ser feitos ainda nesta sexta-feira.

A festa da apresentação, que poderia ser também nesta sexta-feira, vai ficar apenas para a próxima segunda, dia 10. Assis e Ronaldinho estão no Rio de Janeiro para definir os últimos detalhes da rescisão, e chegam a Porto Alegre na tarde desta sexta para definir o acerto.

A ideia do Grêmio é fazer a apresentação apenas na segunda-feira para poder convocar toda a torcida gremista, além de chamar a atenção da imprensa de todo o mundo em torno da apresentação do craque. A reestreia oficial de Ronaldinho pelo Grêmio deve ser no dia 2 de fevereiro, contra o Liverpool, na partida de volta da Pré-Libertadores, no Estádio Olímpico.

Ronaldinho já é do Grêmio

BLOG DO DAVID COIMBRA

Jornal Zero Hora - Porto Alegre

O contrato entre Grêmio e Ronaldinho está pronto.

Concluído.

Acertado.

Todas as arestas foram aparadas. Não há mais pendências.

Nesse sábado, Ronaldinho embarca em um avião de Florianópolis, chega a Porto Alegre e assina o contrato.

Depois disso será feito o anúncio à imprensa.

Mas já está certo: Ronaldinho jogará no Grêmio nos próximos quatro anos.

Novela Ronaldinho Gaúcho vira chacota

América de Teófilo Otoni é manchete após 'desistir' de Ronaldinho

Clube mineiro vetou a contratação do craque via Twitter. Presidente ficou satisfeito com a divulgação

Twitter do América de Teófilo Otoni brinca com novela Ronaldinho (Crédito: Reprodução/Twitter)

Luiz Signor - LANCENET!

Rio de Janeiro (RJ)

O América de Teófilo Otoni, que vai disputar a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro em 2011, se tornou uma celebridade na web, após o Twitter oficial do clube divulgar que a equipe do Nordeste de Minas Gerais não tinha mais o interesse em contratar o craque Ronaldinho Gaúcho.

No Twitter, o 'tema' Teófilo Otoni se tornou líder de citações em todo o Mundo, o que deixou Marcelo Ramos, presidente do clube mineiro, satisfeito.

"Utilizamos o nosso Twitter para divulgar as contratações, os treinos e as notícias do clube em geral. Mas o nosso assessor de imprensa, que é o responsável pelo Twitter, teve a ideia de fazer o clube participar dessa novela sobre o Ronaldinho Gaúcho e o resultado acabou sendo muito positivo. Foi uma iniciativa muito bacana. Estamos muito satisfeitos com a divulgação que o América teve", explicou o dirigente, ao LANCE!NET.

Marcelo Ramos ainda afirmou que não vê com preocupação o fato do clube ter participado da negociação pelo ex-jogador do Milan através de uma brincadeira feita pelo Twitter.

"Não achei que o América tenha se tornado uma chacota. Foi uma brincadeira sadia. A divulgação está sendo muito boa", disse Marcelo Ramos, que ainda garantiu que não haverão novas "brincadeiras" via Twitter.

"Podem ter certeza de que não vamos voltar a brincar assim, até porque vai perder a graça e nós somos um clube de futebol sério", disse o presidente do América, que ainda explcou quais são os objetivos do clube no Campeonato Mineiro.

"Queremos ficar entre os quatro primeiros colocados para conseguirmos avançar às semifinais. Acreditamos que é possível. Teoricamente o atual elenco é superior ao de 2010", encerrou Marcelo Ramos.

Twitter do América de Teófilo Otoni brinca com novela Ronaldinho (Crédito: Reprodução/Twitter)

Com aporte da Hypermarcas, Corinthians 'força' novo leilão por Ronaldinho Gaúcho

Clube faz proposta superior aos concorrentes, mas acredita em acerto com o Grêmio; R9 mostra confiança e agita no Twitter

Ronaldinho Gaúcho já decidiu o retorno ao Brasil, mas mantém mistério sobre o clube (Foto: Reuters)

Felipe Bolguese e Rodrigo Vessoni

Momentos antes da entrevista coletiva de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo apareceu em seu Twitter e começou a botar lenha na fogueira sobre o destino do jogador. Disse que sua melhor opção seria o Corinthians, incitou os internautas sobre uma possível reedição da dupla "Ro-Ro" e "adivinhou" que a coletiva ainda não definiria nada.

Nos últimos dias a confiança do Fenômeno aumentou porque ele acompanhou de perto a negociação do clube com Assis. Quem está por trás da oferta corintiana é o empresário João Alves de Queiroz Filho, principal acionista do grupo Hypermarcas, patrocinador da camisa do clube. Queiroz Filho, conhecido como Júnior, garantiu ao menos R$ 1 milhão mensais ao craque. Ele e Ronaldo se encontraram durante as férias e conversaram sobre a vinda de Gaúcho.

Na noite da última quarta-feira, o presidente Andrés Sanchez havia afirmado que poderia bancar R$ 1,8 milhão de salários. Ele e Assis negaram reunião ou proposta oficial, mas se falaram por telefone algumas vezes. A oferta alvinegra se limita ao pagamento para o jogador e já inclui os valores das ações de marketing. O Timão avisou que não se envolverá na sua liberação do Milan (ITA), que terá um preço, mas que ainda não foi definido.

Outra aposta é a boa relação de Ronaldo com o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, para convencê-lo a liberar o jogador para o Corinthians.

A frase de Andrés é dada como um ultimato a Assis, pois os corintianos dão como quase certo seu acerto com o Grêmio, que esbanja confiança.

"Conversamos com pessoas próximas ao jogador, e ele está 80% no Grêmio. Os outros 20% estão divididos entre Corinthians e Palmeiras", disse ao LANCENET! um diretor próximo do presidente Andrés Sanchez, descartando o Flamengo.

A cúpula alvinegra irritou-se com a postura do irmão e empresário do jogador e se recusa a entrar em leilão pelo craque.

"O Corinthians não está participando deste suposto leilão. Não sei se vale a pena, depois dessa briga toda. Como jogador, qualquer clube o quer", disse o diretor Roberto de Andrade, em Itu.

Com os valores jogados na mesa, o Corinthians acredita que inicia outra rodada do leilão por Ronaldinho, para forçar os concorrentes a novas propostas. Assis, por sua vez, segue pedindo tempo para continuar ouvindo os clubes e ver aumentar a oferta. Mesmo que a decisão já esteja tomada.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Eles querem o Ronaldinho. Eu quero essas aí debaixo






Destaque Esportivo

Ronaldinho Gaúcho é do…

JSPORTS.COM.BR

Rio de Janeiro: A novela Ronaldinho Gaúcho ganhou mais um capítulo nesta terça-feira, mas com todos os caprichos de uma comédia pastelão. Isto porque o jogador, seu empresário Assis e o diretor do Milan, Adriano Galliani, se reuniram em uma coletiva de imprensa no Hotel Copacabana Palace, em Copacabana, Zona Sul do Rio para informar que o meia não tem acordo com nenhum dos clubes interessados, deixando uma incógnita até a próxima terça-feira, prazo dado pelo irmão do jogador.

De certo, apenas o rompimento do contrato com o Milan e um acordo para que Ronaldinho não defenda as cores de outro clube na Itália após esta transferência. Durante a coletiva, Assis negou estar fazendo leilão com o passe do irmão, disse que a decisão será feita por Ronaldinho e pelo Milan e pediu paciência à imprensa. Já Ronaldinho foi mais político, elogiou os técnicos dos três clubes brasileiros interessados em seu passe, Renato Gaúcho, do Grêmio, Felipão, do Palmeiras e Luxemburgo, do Flamengo.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Um artigo que merece ser reproduzido

A REPRODUÇÃO DO TEXTO ABAIXO, NÃO CONDUZ A NENHUM POSICIONAMENTO POLÍTICO, NEM DO OPERADOR DO BLOG E MUITO MENOS DOS PROPRIETÁRIOS DO BAR. A INTENÇÃO É ÚNICA EM MOSTRAR UM ARTIGO BEM ESCRITO E COMO AS PESSOAS, AS VEZES POR SEREM HUMILDES, SÃO TÃO INJUSTIÇADAS.

Marisa Letícia Lula da Silva: as palavras que precisavam ser ditas

Hildegard Angel

http://noticias.r7.com/blogs/hildegard-angel/

Foram oito anos de bombardeio intenso, tiroteio de deboches, ofensas de todo jeito, ridicularia, referências mordazes, críticas cruéis, calúnias até. E sem o conforto das contrapartidas. Jamais foi chamada de “a Cara” por ninguém, nem teve a imprensa internacional a lhe tecer elogios, muito menos admiradores políticos e partidários fizeram sua defesa. À “companheira” número 1 da República, muito osso, afagos poucos.

dirão os de sempre, e as mordomias? As facilidades? O vidão? E eu rebaterei: E o fim da privacidade? A imprensa sempre de olho, botando lente de aumento pra encontrar defeito? E as hostilidades públicas? E as desfeitas? E a maneira desrespeitosa com que foi constantemente tratada, sem a menor cerimônia, por grande parte da mídia? Arremedando-a, desfeiteando-a, diminuindo-a? E as frequentes provas de desconfiança, daqui e dali? E – pior de tudo – os boatos infundados e maldosos, com o fim exclusivo e único de desagregar o casal, a família?

Ah, meus queridos, Marisa Letícia Lula da Silva precisou ter coragem e estômago para suportar esses oito anos de maledicências e ataques. E ela teve.

Começaram criticando-a por estar sempre ao lado do marido nas solenidades. Como se acompanhar o parceiro não fosse o papel tradicional da mulher mãe de família em nossa sociedade.

Depois, implicaram com o silêncio dela, a “mudez”, a maneira quieta de ser. Na verdade, uma prova mais do que evidente de sua sabedoria. Falar o quê, quando, todos sabem, primeira-dama não é cargo, não é emprego, não é profissão?

Ah, mas tudo que “eles” queriam era ver dona Marisa Letícia se atrapalhar com as palavras para, mais uma vez, com aquela crueldade venenosa que lhes é peculiar, compará-la à antecessora, Ruth Cardoso, com seu colar pomposo de doutorados e mestrados.

Agora, me digam, quantas mulheres neste grande e pujante país podem se vangloriar de ter um doutorado? Assim como, por outro lado, não são tantas as mulheres no Brasil que conseguem manter em harmonia uma família discreta e reservada, como tem Marisa Letícia.

E não são também em grande número aquelas que contam, durante e depois de tantos anos de casamento, com o respeito implícito e explícito do marido, as boas ausências sempre feitas por Luís Inácio Lula da Silva a ela, o carinho frequentemente manifestado por ele. E isso não é um mérito? Não é um exemplo bom?

Passemos agora às desfeitas ao que, no entanto, eu considero o mérito mais relevante de nossa ex-primeira-dama: a brasilidade.

Foi um apedrejamento sem trégua, quando Marisa Letícia, ao lado do marido presidente, decidiu abrir a Granja do Torto para as festas juninas. A mais singela de nossas festas populares, aquela com Brasil nas veias, celebrando os santos de nossas preferências, nossa culinária, os jogos e brincadeiras. Prestigiando o povo brasileiro no que tem de melhor: a simplicidade sábia dos Jecas Tatus, a convivência fraterna, o riso solto, a ingenuidade bonita da vida rural. Fizeram chacota por Lula colar bandeirinhas com dona Marisa, como se a cumplicidade do casal lhes causasse desconforto.

Imprensa colonizada e tola, metida a chique. Fazem lembrar “emergentes” metidos a sebo que jamais poderiam entender a beleza de um pau de sebo “arrodeado” de fitinhas coloridas. Jornalistas mais criteriosos saberiam que a devoção de Marisa pelo Santo Antônio, levado pelo presidente em estandarte nas procissões, não é aprendida, nem inventada. É legitimidade pura. Filha de um Antônio (Antônio João Casa), de família de agricultores italianos imigrantes, lombardos lá de Bérgamo, Marisa até os cinco de idade viveu num sítio com os dez irmãos, onde o avô paterno, Giovanni Casa, devotíssimo, construiu uma capela de Santo Antônio. Até hoje ela existe, está lá pra quem quiser conferir, no bairro que leva o nome da família de Marisa, Bairro dos Casa, onde antes foi o sítio de suas raízes, na periferia de São Bernardo do Campo. Os Casa, de Marisa Letícia, meus amores, foram tão imigrantes quanto os Matarazzo e outros tantos, que ajudaram a construir o Brasil.

Outro traço brasileiro dela, que acho lindo, é o prestígio às cores nacionais, sempre reverenciadas em suas roupas no Dia da Pátria. Obras de costureiros nossos, nomes brasileiros, sem os abstracionismos fashion de quem gosta de copiar a moda estrangeira. Eram os coletes de crochê, os bordados artesanais, as rendas nossas de cada dia. Isso sim é ser chique, o resto é conversa fiada.

No poder, ao lado do marido, ela claramente se empenhou em fazer bonito nas viagens, nas visitas oficiais, nas cerimônias protocolares. Qualquer olhar atento percebe que, a partir do momento em que se vestir bem passou a ser uma preocupação, Marisa Letícia evoluiu a cada dia, refinou-se, depurou o gosto, dando um olé geral em sua última aparição como primeira-dama do Brasil, na cerimônia de sábado passado, no Palácio do Planalto, quando, desculpem-me as demais, era seguramente a presença feminina mais elegante. Evoluiu no corte do cabelo, no penteado, na maquiagem e, até, nos tão criticados reparos estéticos, que a fizeram mais jovem e bonita.

Atire a primeira pedra a mulher que, em posição de grande visibilidade, não fez uma plástica, não deu uma puxadinha leve, não aplicou uma injeçãozinha básica de botox, mesmo que light, ou não recorreu aos cremes noturnos. Ora essa, façam-me o favor! Cobraram de Marisa Letícia um “trabalho social nacional”, um projeto amplo nos moldes do Comunidade Solidária de Ruth Cardoso. Pura malícia de quem queria vê-la cair na armadilha e se enrascar numa das mais difíceis, delicadas e técnicas esferas de atuação: a área social.

Inteligente, Marisa Letícia dedicou-se ao que ela sempre melhor soube fazer: ser esteio do marido, ser seu regaço, seu sossego. Escutá-lo e, se necessário, opinar. Transmitir-lhe confiança e firmeza. E isso, segundo declarações dadas por ele, ela sempre fez. Foi quem saiu às ruas em passeata, mobilizando centenas de mulheres, quando os maridos delas, sindicalistas, estavam na prisão. Foi quem costurou a primeira bandeira do PT. E, corajosa, arriscou a pele, franqueando sua casa às reuniões dos metalúrgicos, quando a ditadura proibiu os sindicatos. Foi companheira, foi amiga e leal ao marido o tempo todo.

Foi amável e cordial com todos que dela se aproximaram. Não há um único relato de episódio de arrogância ou desfeita feita por ela a alguém, como primeira-dama do país. A dona de casa que cuida do jardim, planta horta, se preocupa com a dieta do maridão e protege a família formou e forma, com Lula, um verdadeiro casal. Daqueles que, infelizmente, cada vez mais escasseiam. Este é o meu reconhecimento ao papel muito bem desempenhado por Marisa Letícia Lula da Silva nesses oito anos.

Tivesse dito tudo isso antes, eu seria chamada de bajuladora. Esperei-a deixar o poder para lhe fazer a Justiça que merece.

O estilo de dona Marisa Letícia evoluiu ao longo do período em que foi primeira-dama. Na montagem acima, bons momentos em que demonstrou sua elegância.