quinta-feira, 16 de abril de 2015

Candangão 2015

Gama vence Brasiliense em pleno Serejão e aumenta a vantagem nas semifinais do “Candangão”

Por Marcus Gomes, do Clube do Esporte DF

Na noite de ontem (15), Brasiliense e Gama fizeram o jogo de ida da semifinal do “Candangão 2015”. O clássico verde e amarelo terminou com a vitória do Gama por 2 X 0, gols de Grampola e Daniel. O jogo de volta será no sábado (18), às 16h, no estádio Bezerrão.

O “Periquito” pode perder por dois gols de diferença que se classificará para a final, já que conta com a vantagem do empate por ter feito melhor campanha.

A partida semifinal começou com muita velocidade. O primeiro lance de perigo foi o lançamento do meio campo Baiano, ex-Brasiliense, para Héricles, que estava livre de marcação. No entanto, o camisa 10 do Gama deixou a bola correr muito e o goleiro Welder saiu do gol para fazer a defesa.

Em outra chegada, o Gama assustou novamente. Rafael Galhardo chutou de fora da área, a bola desviou nas costas do zagueiro Felipe, do Brasiliense e saiu em escanteio.

O primeiro lance de perigo à meta do goleiro Pereira, do Gama, só aconteceu aos 17 minutos, com uma falta na intermediária de ataque cobrada por Leandro Chaves. Porém, o camisa 10 da equipe da casa jogou longe do gol adversário.

Três minutos depois, o Brasiliense perdeu a sua melhor chance na partida. Numa confusão na área do Gama, o zagueiro Alex Silva chutou, a bola desviou na zaga e sobrou para Alekito dividir com o goleiro Pereira. O atacante conseguiu chegar antes, mas finalizou por cima da trave.

O Brasiliense sabia que era necessário abrir vantagem em casa e era melhor na partida. Manteve a pressão e Luiz Carlos quase abriu o placar. Saiu na cara do goleiro, mas finalizou mal. A bola saiu, novamente, por cima.

O Gama tocava a bola, mas não levava nenhum perigo ao Brasiliense. O alviverde buscava os contra-ataques, mas o “Jacaré” não dava espaço para a velocidade adversária.

No final do primeiro tempo, Luiz Carlos perdeu mais uma oportunidade dentro da área. Mesmo pressionado, ele conseguiu chutar para o gol, mas a bola foi para fora. O primeiro tempo não saiu do 0 X 0.
Na segunda etapa, a palestra do treinador Gilson Granzotto deu resultado e o alviverde voltou a campo com mais gás. Aliás, antes da bola rolar, o gás foi que tomou conta do estádio “Serejão”, mas o de pimenta distribuído “solenemente” pela Polícia Militar do Distrito Federal.

Os jogadores dos dois times chegaram a voltar para os vestiários. A partida ficou paralisada por quatro minutos e, enfim, a bola rolou. E a festa que tomou conta do “Serejão” foi dos torcedores alviverdes.

Aos 14 minutos, Rafael Grampola bem colocado na área recebeu cruzamento de Dudu, e, mesmo marcado, cabeceou no canto esquerdo do goleiro Welder, que voou na bola, mas não alcançou. Era o primeiro gol gamense.

O time da casa não se abateu e foi para cima tentando o gol de empate, esquentando o jogo. Aos 18 minutos, Jeffinho recebeu bom passe de Ederson dentro da área, mas foi travado na hora do chute. O Brasiliense pecava na finalização.

Enquanto o time amarelo tentava manter a pressão, o Gama tocava a bola e deixava o tempo passar. A tática funcionou, deixou o time do Brasiliense nervoso e conteve o ímpeto adversário. Na última boa tentativa, Lusmar, meio-campo do Brasiliense, recebeu a bola vinda do escanteio e chutou de primeira, levando perigo ao gol do Gama.

O time verde soube manter a calma e, numa falta de atenção da zaga, Daniel recebeu passe de Galhardo e saiu na cara do gol. Com tranquilidade, o camisa 17 finalizou para as redes, ampliando o placar para o Gama.

Na sequência, o Gama poderia ter feito o terceiro, mas desperdiçou um bom contra-ataque.

Ao final do jogo, o zagueiro e capitão do Brasiliense Alex Silva falou da partida e tentou justificar a derrota: “Depois que tomamos o gol o time desequilibrou. Faltou experiência”, disse.

Rafael Galhardo, que fez o primeiro gol e deu a assistência para o segundo, era só alegria no gramado: “O Primeiro tempo foi sofrido, difícil. No segundo tempo mudamos, criamos e fomos consagrados com dois gols. Não tem nada resolvido ainda. É clássico e o Brasiliense é forte. Em casa vamos entrar pra ganhar”, ressaltou.

Jogo: Brasiliense 0 X 2 Gama
Local: Estádio “Serejão”, em Taguatinga
Arbitragem: Almir Camargo (DF)
Público: 2.431 pagantes
Renda: R$ 19.604,00
Cartões Amarelos: Felipe, Felipe Assis (Brasiliense) e Dudu Gago, Rafinha, Pedrão, Daniel e Hericles (Gama).
Brasiliense: Welder – Dedê – Felipe - Alex Silva e Felipe Assis – Ederson – Lusmar - Leandro Chaves (Elivelto) e Alekito (Peninha) - Jeffinho e Luiz Carlos (Kiros). Técnico: Rafael Toledo.

Gama: Pereira - Dudu Gago – Pedrão - Gustavo e Rafinha – Lucas – Galhardo – Baiano e Hericles (Daniel) - Rafael Grampola (Grahl) e Thiago Miracema (Zé Augusto). Técnico: Gilson Granzotto.

Nenhum comentário: