quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fique sabendo

DE ONDE VEM A PALAVRA "SEBO"?

Existem algumas versões a respeito, uma delas diz que no tempo em que não havia luz elétrica as pessoas liam à luz de velas. As velas, naquele tempo, eram feitas de gordura, de sebo. Conforme iam derretendo, acabavam sujando os livros, que ficavam engordurados. Outros dizem que os estudantes e leitores vorazes por irem a todos os lugares com um livro embaixo do braço acabavam por torná-lo sujo, ensebado.

Por isso, os alfarrabistas, vendedores de livros velhos, ficaram conhecidos no Brasil como caga-sebos, e com o tempo a livraria que negocia usados ganhou o nome de sebo, que não era lá muito elogioso. Dizem que um livreiro de Pernambuco foi o primeiro a assumir esse nome e colocá-lo na porta de entrada da sua livraria, nos anos 50.

Uma outra versão foi defendida por Silveira Bueno (Grande Dicionário Etimológico Prosódico da Língua Portuguesa), que classifica: "Do particípio presente 'sapiente' se fizeram várias derivadas: 'sabença' ('sapientia'), 'sabente' e desta forma 'sabentar-se' em espanhol, 'asabentar' em provençal, catalão, correspondendo ao italiano 'insaventire', tornar-se sábio, eruditar-se, instruir-se, donde o português arcaico 'assabentar', 'sabentar'.

Desta forma verbal saiu 'sabenta', a apostila, o conjunto de lições, explicações de aula. Houve assimilação de 'a' e 'e' ('sebenta') já sob a influência do adjetivo 'sebento', 'sebenta'. Assim, 'sebenta' nada tem a ver com 'sebenta' de sebo, mas queria dizer: a obra, a coleção de notas de classe que tornava o estudante mais preparado, mais sábio."

Nenhum comentário: