sábado, 11 de abril de 2009

Destaque esportivo

Flamengo chega à oitava vitória consecutiva no Novo Basquete Brasil

Rubro-Negro vence o Bauru e mantém a liderança do campeonato

GLOBOESPORTE.COM Bauru

Não foi fácil, mas o Flamengo conseguiu manter a invencibilidade de oito partidas no Novo Basquete Brasil (NBB). Na noite desta sexta-feira, a equipe carioca ficou atrás no placar até o último quarto, quando virou o jogo e venceu o Bauru, que jogava em casa, por 98 a 91 no ginásio Associação Luso Brasileira.

O resultado da sexta rodada do returno manteve o Rubro-Negro na liderança do campeonato, com 36 pontos. Já o time paulista, mesmo perdendo, entrou na zona de classificação, em oitavo lugar, com 27 pontos.

Muito marcado em quadra, Marcelinho Machado teve dificuldados no primeiro tempo. Porém, na segunda etapa, o cestinha do campeonato melhorou sua atuação e conquistou 26 pontos para o Flamengo. Grande destaque do jogo, o ala Fischer teve um aproveitamento de 78% nos lances de três pontos e foi o cestinha do Bauru com 25 pontos, apenas um a menos que Marcelinho, o maior pontuador da partida.

O jogo
Em uma partida com dois times eficientes no ataque, a defesa foi a mais prejudicada. Com jogo aberto, as equipes iniciaram o duelo se revezando no placar. Porém, logo o Flamengo abriu vantagem com boa atuação de Coloneze, titular que pode ver seu posto ameaçado com a volta de Baby, antes lesionado no tendão de Aquiles, que retornou ao banco de reservas da equipe carioca nesta sexta-feira.

O Flamengo manteve uma vantagem de quatro pontos no primeiro quarto, chegando a sete no último minuto. Porém, o time, que aproveitou muitos pontos de bonificação conquistados devido a falhas na marcação do Bauru, não conseguiu permanecer na frente no placar ao fim do período.

Direto do banco, o pivô reserva Renato entrou em quadra e logo marcou duas bolas de três pontos, diminuindo a vantagem, que foi invertida com dois pontos de lance livre de Larry. De volta para o segundo quarto, o Bauru continuou forçando os lances de três pontos e teve quase 60% de aproveitamento nessa jogada. Destaque para Alex e Fischer, que apesar de não acertar muitos lances livres, era soberano nas bolas de três, fechando o primeiro tempo com cinco acertos em seis tentativas.

Na segunda etapa, o técnico do Flamengo, Paulo Chupeta, optou por tirar Coloneze e colocar Baby em quadra. Ainda sem ritmo de jogo e um pouco nervoso, o pivô deixou o desempenho ofensivo do Rubro-Negro abaixo do inicial e voltou para o banco com apenas dois pontos e uma dupla-falta.

No fim do primeiro tempo, o placar ainda era favorável para o Bauru, com uma vantagem de seis pontos (51 x 45). No retorno para o segundo tempo, as equipes melhoraram suas atuações em quadra e o volume de jogo aumentou. Identificando a eficiência de Fischer nas bolas de três pontos e o espaço que o ala tinha para arremessar, Marcelinho Machado decidiu fazer uma marcação individual no jogador, deixando de marcar Alex, seu foco inicial.

A tática funcionou e o Flamengo conseguiu fechar o terceiro quarto com uma vantagem de dois pontos, beneficiado pela entrada dos reservas que marcaram 33 pontos no jogo. Na etapa final, o Bauru ficou desestabilizado emocionalmente pela expulsão do técnico Guerrinha, por reclamação com o árbitro reserva, com apenas dois minutos do período.

Após receber a punição, o treinador chegou a entrar em quadra e falar com seus jogadores, mas depois saiu com a torcida gritando seu nome. Porém, a falta do comandante em quadra fez a diferença na partida que, até então estava muito equilibrada, e o Flamengo conseguiu abrir uma vantagem de sete pontos a seis minutos do fim, que se manteve até o fim.

O Flamengo vai ao Sul na próxima terça-feira para jogar pela liderança contra o Joinville, às 19h, com transmissão ao vivo do SporTV. Já o Bauru enfrentará o Araraquara, em casa, na quarta-feira, às 20h.

Confira outros resultados desta sexta-feira do NBB: Vila Velha 76 x 80 Brasília Limeira 83 x 62 Franca Assis 74 x 79 Minas Jogos que serão realizados neste sábado: 10h - São José x Araraquara (transmissão ao vivo do SporTV) 11h - Paulistano x Bira 13h - Pinheiros x Joinville (transmissão ao vivo do SporTV)

Nenhum comentário: