sábado, 11 de abril de 2009

Pegaram pesado

Grêmio é vinculado a gay no Google


Fonte: Jornal "Zero Hora", de Porto Alegre

Não existe indício de que se trata de ação orquestrada

Brincadeira de torcedores colorados? Um erro do sistema? É difícil explicar um fenômeno que está perturbando a torcida do Grêmio – e divertindo colorados. Quando o usuário da página www.google.com.br digita a palavra “gay” na ferramenta de busca, a primeira sugestão de palavra relacionada ao termo é a expressão “grêmio”.

Se o internauta clica na tecla enter e concretiza a busca pelo termo “gay”, nenhuma página relacionada ao Grêmio surge nos resultados. Inicialmente, especialistas cogitaram que tratava-se de uma técnica usada para ludibriar o sistema de buscas, um processo chamado de Google bombing (bombardeio Google).

A técnica já havia sido utilizada no passado para associar expressões a políticos e personalidade com fins humorísticos. Por exemplo, pessoas que buscavam a palavra “failure” (fracasso) encontravam uma página relacionada ao ex-presidente americano George W. Bush.

No caso do Google bombing, centenas ou milhares de internautas relacionam um termo a uma determinada página, fazendo com o que o sistema do Google decore esta associação e indique a página como resultado mais provável da busca.Companhia não tem certeza sobre motivo de vinculaçãoMas o caso do Grêmio é diferente porque os resultados da busca não levam a páginas gremistas.

Por isso, segundo o diretor de comunicação do Google Brasil, Felix Ximenes, o caso não se caracteriza como Google bombing. Ou seja, não existe indício de que se trata de ação orquestrada (provavelmente liderada por colorados) que acabou por constranger os gremistas. "Pode ser resquício de algum bomb passado, que tenha vinculado o nome", especula Ximenes.

O Google não apresentou outra razão para o caso. Segundo André Pase, professor de comunicação digital da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, há outra hipótese. Como os colorados muitas vezes se referem ao Grêmio com o termo “gaymio” em comunidades, fóruns, blogues e outras páginas, é provável que o Google tenha associado as duas palavras espontaneamente.

O buscador, na tentativa de facilitar a vida do usuário, indica sugestões de palavras parecidas àquelas que estão sendo digitadas. Por exemplo, quem digitar “govre”, termo que não existe, receberá diversas sugestões ligadas a “governo”.

"É surreal. De tanto que os colorados fizeram essa piada besta, foram educando o Google. Para um gremista, como eu, dói", diz Pase, com bom humor.

Nenhum comentário: